Quais São as Causas de um Abscesso

A maioria dos abscessos são causados por uma infecção bacteriana.

Bactérias

Quando as bactérias entram no nosso corpo, o sistema imunológico tenta combater a infecção, por elas causada, através do envio de células brancas do sangue para a área ou região afetada. À medida que os glóbulos brancos atacam as bactérias, que provocam a inflamação (inchaço) e a morte de tecido próximo, levam também à formação de uma cavidade.

Cavidade esta que se enche com pus, para formar o abscesso. O pus contém uma mistura de tecido morto, constituído pelas células brancas do sangue e das bactérias. O abscesso pode ficar maior e mais doloroso à medida que a infecção progríde e conforme mais pus vai sendo produzido.

O Staphylococcus Aureus (estafilococo-dourado) e os Streptococcus (estreptococos) são os tipos mais comuns de bactérias que causam infecções na pele sobre as seguintes áreas do corpo:

• Cabeça e pescoço;
• Membros;
• Axilas;
• Tronco.

Leucocidina de Panton-Valentine (PVL) associada ao Staphylococcus Aureus

O Staphylococcus Aureus (S. Aureus) é um tipo de bactéria que está presente na superfície da pele saudável. Particularmente no nariz e em áreas que sejam húmidas, tais como as axilas e as virilhas. Esta bactéria pode causar infecções na pele, tais como abscessos na pele e furúnculos.

Algumas bactérias S. Aureus podem produzir uma substância venenosa (citotoxina) chamada Leucocidina de Panton-Valentine (PVL), que mata as células brancas, fazendo com que o organismo produza mais glóbulos brancos para continuar a combater a infecção.

As estirpes de bactérias PVL-positivas são, por conseguinte, mais propensas a causar infecções de pele e abscessos. Ambos os tipos de S. Aureus podem também causar doenças ainda mais graves, tais como:

• Septicemia – infecção do sangue causada por bactérias que se multiplicam no sangue;
• Pneumonia – edema (inflamação) dos pulmões causada por uma infecção.

Abscessos na pele

As bactérias podem causar um abscesso na pele quando chegam à superfície da mesma. O abscesso pode ocorrer tanto se você tiver uma ferida na pele, como um pequeno corte ou arranhão, se uma glândula sebácea (glândulas oleosas) ou se uma glândula de suor na sua pele a bloquearem.

Na maioria dos casos, os abscessos que surgem na pele não são um sinal de um problema de saúde subjacente. No entanto, estão mais propensos a desenvolver abcessos na pele, as pessoas diabéticas. A diabetes pode causar danos nos nervos, o que significa que você por vezes poderá ser incapaz de sentir alguns pequenos cortes e arranhões localizados à superfície da sua pele.

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (SARM ou MRSA) tem sido uma causa bastante comum de abscessos na pele nos últimos anos.

Abscessos internos

Os abscessos que ocorrem no abdômen (barriga) podem ser causados por:

  • Uma infecção;
  • Uma ferida no intestino;
  • Uma lesão;
  • Cirurgia realizada no abdômen;

O abscesso pode acabar por se desenvolver dentro do nosso corpo quando a bactéria se espalha a partir de uma infecção interna já existente.

Por exemplo, um abscesso pulmonar pode ocorrer como resultado de uma infecção bacteriana nos pulmões, tal como a pneumonia (inflamação do tecido pulmonar), que se isola por todo o sistema imunitário do corpo. Isso, resulta no desenvolvimento de uma acumulação de pus (abscessos). As bactérias também podem acabar por se espalhar para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea.

Os abcessos internos tendem a desenvolver-se em pessoas que têm um problema de saúde subjacente, como um abscesso cerebral que ocorre após um ferimento na cabeça. Os abscessos internos também são mais comuns em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como por exemplo pessoas portadoras de VIH e AIDS ou cancro.

Fatores de Risco

Existem determinadas coisas que aumentam a probabilidade de um abscesso se desenvolver que incluem:

  • Trauma numa área específica do organismo;
  • Um sistema imunológico enfraquecido:
  • Qualquer material exterior entrar para dentro do organismo;
  • Uma acumulação de líquido nos tecidos do corpo;
  • Um hematoma (coleção de sangue fora dos vasos sanguíneos);
  • Uma estirpe de bactérias PVL-positivas.

Hidrosadenite supurativa

A hidradenite ou hidrosadenite supurativa é uma doença inflamatória da pele rara que pode causar abscessos dolorosos que aparecerem frequentemente nas axilas e nas virilha. É uma doença crónica (de longo prazo), que geralmente começa em idades compreendidas entre os 20-40 anos. Sendo que é mais comum nas mulheres.

Pensa-se que é causada pelos poros das glândulas apócrinas (encontrados nas axilas e virilhas) que ficam bloqueadas, mas a causa exata ainda não é totalmente conhecida. Alguns casos graves de hidradenite supurativa podem levar a ocorrerem inflamações nas articulações (artrite).

Leia mais informações sobre a hidradenite supurativa.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Tive um processo inflamatorio na mama com formacoes de abcessos e o medico indicou cirurgia foi feito a cirurgia e 9 mese depois voltou de uma forma mas agressiva e normal isso ou pode desencadear para uma doenca mais feia.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *