Abscesso de Mama

O abscesso de mama é uma acumulação de pus dolorosa que se forma na mama. A maioria dos abscessos desenvolvem-se sob a pele e são causados por uma infecção bacteriana.

Sintomas

Os abscessos mamários são dolorosos, são nódulos inchados que também podem:

  • Ser vermelhos;
  • Transmitir uma sensação quente no local;
  • Fazer com que a pele ao redor fique inchada;
  • Causar febre.

Quais são as causa de um abscesso de mama?

Os abcessos da mama estão muitas vezes ligados á Mastite, uma doença que provoca dor no peito e inflamação, e geralmente afeta as mulheres que estão a amamentar (Mastite da amamentação ou mastite puerperal). Durante a amamentação, podem ocorrer infecções quando as bactérias entram no tecido mamário, ou se os dutos de leite (pequenos tubos que transportam o leite) ficarem bloqueados. Isto pode causar Mastite, que, caso não seja tratada, pode resultar num abscesso na mama.

Por vezes, até mesmo as mulheres que não amamentam podem desenvolver mastite se as bactérias entrarem pelos dutos de leite, através de um mamilo dolorido ou rachadura, ou mesmo através de um piercing no mamilo. Quando isto acontece, o organismo envia glóbulos brancos para o local da infecção, de forma a atacarem as bactérias que provocaram essa mesma infecção. Esta defesa do organismo faz com que se crie uma pequena área (bolsa), que se enche de pus, e a que se dá o nome de abscesso.

Leia mais sobre as causas dos abscessos mamários.

Quando visitar o médico

Consulte o médico se a sua mama estiver vermelha e dolorida. Se você tiver mastite, podem-lhe ser prescritos antibióticos para tratar a infecção. Se os sintomas persistirem após tomar antibióticos, o médico pode encaminhá-la para um exame de ultra-som que irá confirmar se você tem um abscesso na mama ou não. Este tipo de exame de diagnóstico usa ondas sonoras de alta frequência para criar uma imagem do interior do seu corpo.

Tratamento

Quando o paciente tem um abscesso mamário este tem que ser drenado. Quando os abscessos são pequenos podem ser drenados através de uma agulha e de uma seringa. No caso dos abscessos serem maiores, pode ser necessária uma pequena incisão para drenar o pus existente. Normalmente, em ambos os procedimentos, será administrado um anestésico local para adormecer a pele em redor do abscesso, para que o paciente não sinta qualquer dor ou desconforto.

Leia mais sobre o tratamento para abscessos de mama.

Fotos

12. Dezembro 2013 by admin
Categories: Doenças bacterianas, Doenças da mama, Doenças infecciosas, Doenças Inflamatórias | 1 comment

Um Comentário no Forum

  1. Prezados Srs,
    através deste canal, venho solicitar aos srs a possibilidade de nos ajudar.Tenho a minha esposa hoje com 48 anos de idade E já se faz uns 4 anos que a mesma apresenta um abcesso na mama que vai e volta com uma certa frequência.Apresenta muitas dores diária. Fez a visita a alguns médicos ( SP/MA/DF) e nada conseguem obter de esclarecimentos definitivos.Fez exames como mamografia ultrassonografia mamaria e não aparece/detecta nada nos resultados. Foi fumante por muitos anos.Hoje com a graça de DEUS não é mais fumante.Relata a primeira mastologista que a atendeu que fora resultado de todos esses anos do tabagismo.Mas, também não explica se poderia ou não drenar. O que poderiam nos ajudar por favor.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *