Como Identificar e Diagnosticar um Abscesso

Se acha que pode ter um abscesso, consulte o seu médico. Existem vários testes e exames utilizados pelos profissionais de saúde para diagnosticar um abscesso, dependendo de onde ele está localizado.

Abscessos na pele

Se você tem um abcesso na pele, o mais provável é o seu médico examinar a área afetada. Certamente ele também irá perguntar-lhe há quanto tempo você tem o abscesso, se teve uma lesão na área onde o mesmo se encontra e se sente quaisquer outros sintomas.

Pode ser recolhida uma amostra de pus a partir do abscesso e enviada para laboratório para realização de um teste com o nome de técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram.

Este método de diagnóstico permite que os clínicos ao verificarem a cor e a forma das bactérias determinem qual foi a causa da infecção, em seguida, as bactérias crescem em laboratório (num meio de cultura), e finalmente, a bactéria é testada com diferentes antibióticos para ver qual o que funciona melhor para a conseguir matar (Teste de Sensibilidade aos Antibióticos (TSA).

Outro tipo de teste, para quem já teve mais de um abscesso na pele: pode ser solicitado o fornecimento de uma amostra de urina. Neste exame de urina será testada a glicose, onde é mostrado se existe algum sinal de diabetes. Isto porque, as pessoas com diabetes têm um risco mais elevado de desenvolver abscessos na pele.

Se você tem furúnculos e abscessos recorrentes, o seu médico pode pedir ao laboratório para testar as bactérias Staphylococcus Aureus (S. aureus) para ver se estas estão a produzir PVL (leucocidina de Panton-Valentine), uma toxina nociva para as células.

Abscessos internos

Os abscessos que se desenvolvem dentro do corpo são mais difíceis de diagnosticar do que os abscessos na pele, isto porque estes não podem ser visualizados. O médico neste caso vai-lhe perguntar sobre os sintomas e quaisquer outros problemas de saúde que possa ter.

Existe um sem número elevado de processos que podem ser usados para confirmar a identificação de um abscesso interno. Por exemplo, você pode ter de realizar:

  • Uma tomografia computadorizada (TC), onde os raios-X são tomados para produzir uma imagem do interior do seu corpo;
  • Uma ressonância magnética (RM), onde um campo magnético e ondas de rádio são usadas para produzir uma imagem do interior de seu corpo;
  • Uma ecografia, onde as ondas sonoras de alta frequência são usadas para produzir uma imagem do interior de seu corpo;
  • Um raio-X, onde a radiação de alta energia é utilizada para produzir uma imagem do interior de seu corpo, como por exemplo um raio-X realizado para ajudar a diagnosticar uma suspeita de abscesso pulmonar.

Estas técnicas vão ajudar a determinar o tamanho do abscesso e onde ele está localizado.

O médico poderá também querer recolher uma amostra do pus do seu abscesso, para análise, de forma a descartar a possibilidade de se tratar de um tumor.

Tomografia Computorizada de Abscesso Pulmunar