Abscesso – Tratamento, Sintomas, Causas e Tipos

Um abcesso ou abscesso é um conjunto de pus causado por uma infecção bacteriana. Este artigo centra-se em dois tipos de abscessos: abscessos na pele e abscessos internos.

Abscessos na pele: que por vezes se desenvolvem em qualquer parte do corpo e ocorrem quando a infecção bacteriana causa pus e o recolher da pele.

Abscessos internos: inflamações que se desenvolvem no interior do corpo após uma lesão ou uma infecção.

Sintomas

Os sintomas de um abscesso variam de acordo com o tipo de abscesso que o individuo tem.

Um abscesso da pele é doloroso e é idêntico a um inchaço, como uma protuberância cheia de pus sob a superfície da pele, ou como uma rutura aberta na pele.

É mais difícil identificar um abcesso no interior do corpo, no entanto, os sinais ou sintomas incluem uma forte dor na região e sentimento de mal-estar.

O que Provoca um Abscesso

A maioria dos abscessos é causada por uma infecção bacteriana.

Quando as bactérias entram no interior do corpo, o sistema imunológico envia glóbulos brancos que combatem a infecção para a área afetada. À medida que os glóbulos brancos atacam as bactérias, os tecidos próximos morrem. O que faz desenvolver uma concavidade que se enche de pus que acaba por formar o abscesso.

As maiorias das infecções na pele são causadas por uma infecção que é causada na raiz do cabelo por uma glândula sudorípara.

É possível ajudar a impedir ou prevenir um abscesso que se forme na pele através de uma boa higiene, um estilo de vida saudável e ao cuidar da sua pele.

Os abscessos internos muitas vezes podem desenvolver complicações através de uma condição já existente. Aqueles que têm uma condição de saúde subjacente ou que têm um sistema imunológico enfraquecido são mais propensos a desenvolver abscessos internos.

Leia Também  Como Lidar com a Acne (Espinhas)

Tratamento

Um pequeno abscesso na pele pode drenar naturalmente, ou simplesmente encolher, secar e desaparecer sem qualquer tratamento.

Os grandes abscessos podem ter de ser tratados com antibióticos para eliminar a infecção e cirurgia para drenar o pus (secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada). Sem tratamento, o abscesso pode continuar a ficar cada vez maior e mais doloroso, até que finalmente acaba por rebentar.

Outros tipos de abcesso:

  • Há um certo número de outros tipos de abscessos que não foram incluídos neste artigo:
  • Abscesso dentário – onde há um acúmulo de pus dentro de um dente que é causado por uma infecção bacteriana;
  • Abcesso cerebral – uma rara mas potencialmente fatal acumulação de pus causada por bactérias após a fratura ou trauma do crânio, após a cirurgia ou de uma infecção prévia;
  • Cisto de Bartholin – uma acumulação de pus através de uma das glândulas de Bartholin, encontrada em ambos os lados da abertura da vagina;
  • Abscesso do fígado (abscesso hepático) – causado por uma infecção abdominal, tal como apendicite, uma infecção no sangue ou uma infecção das vias biliares que o transportam ao redor do corpo;
  • Abscesso na medula espinhal – causado por uma infecção no interior da coluna vertebral que resulta na inflamação (inchaço) e de um acúmulo de pus ao redor da medula espinhal;
  • Abscesso anorretal – uma coleção de pus que se acumula no reto e ânus devido a uma infecção sexualmente transmissível (IST), ou através de uma glândula bloqueada ou infecção de uma fissura anal (uma lágrima ou úlcera no revestimento do canal anal);
  • Abscesso peritonsilar – infecções mais comum da região da cabeça e pescoço e, geralmente, são o resultado da amigdalite (infecção das amígdalas).
Leia Também  O que causa abscesso de mama?

 

» Conheça as principais Causas para o aparecimento dos abscessos.

loading...

14. Novembro 2013 by admin

Um Comentário no Forum

  1. como tratar furunculo na axila?, porque esta saindo em mim.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *