Acantose Nigricans – Tratamento, Causas, Fotos e Tipos

Acantose nigricans é o termo médico usado para descrever as manchas escuras da pele que surgem nas axilas em redor das virilhas e no pescoço. Não é uma doença em si, mas pode ser um sinal (sintoma) de uma doença subjacente ou interna. A condição subjacente geralmente não é grave. Estas alterações da pele podem por vezes ser um sinal do inicio da diabetes mas, raramente significa a presença de um câncer.

Características

Manchas escuras e aveludadas

As principais características que nos podem alertar para a presença de Acantose Nigricans no nosso organismo, são o aparecimento de manchas escuras aveludadas. Pelo que se você tiver Acantose Nigricans, você vai ter manchas castanhas, espessas e aveludadas na pele. Essas manchas podem ocorrer em qualquer zona do corpo, mas são geralmente encontradas em redor do pescoço, nas axilas, em torno das virilhas e, por vezes, em outras zonas do corpo onde existam dobras na pele.

Por vezes, pode também ser afetada a pele sobre as articulações dos dedos das mãos e dos pés, bem como a pele dos lábios, das palmas das mãos e as solas dos pés. No entanto, estes casos são mais comuns em pessoas idosas cuja Acantose Nigricans tem mais probabilidade de significar a presença de um cancro. A esta forma da doença chama-se Acantose Nigricans maligna, e é muito rara. Nestes casos raros em que a Acantose Nigricans significa a presença de um câncer, as manchas são muito agressivas e espalham-se muito rapidamente. Nestes casos, até mesmo a boca, a língua, a garganta, o nariz e a traquéia podem ser afetados.

Tumores minúsculos na pele

O paciente também pode desenvolver vários crescimentos (tumores) na pele em redor das manchas, semelhantes a dedos. Estes são pequenos crescimentos de carne que pendem para fora da pele e se parecem um pouco como verrugas. Estes crescimentos são conhecidos como papilomatose, uma elevação da superfície da pele causada por hiperplasia e alargamento das papilas dérmicas).

Causas

As causas são incertas, mas a Acantose Nigricans tem sido associada a uma vasta gama de patologias subjacentes. Existem diferentes tipos de Acantose Nigricans.

Tipos

Acantose Nigricans associada à obesidade

Este é o tipo mais comum. A obesidade pode causar “resistência à insulina”. Isto é, quando algumas das células do corpo já não respondem à insulina. A Acantose Nigricans pode ser um sinal da resistência do nosso organismo à insulina. Devido á ligação entre a obesidade e a resistência à insulina a doença geralmente ocorre em pessoas que estão acima do peso seu recomendado, e em pessoas com diabetes ou estão em risco de desenvolver diabetes.

Acantose Nigricans Sindrômica

A Acantose Nigricans pode também estar associada a uma síndrome de origem interna, tal como a síndrome de Cushing ou a síndrome do ovário policístico (SOP), também conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal. A síndrome de Cushing tem um conjunto de sintomas como (ganho de peso, contusões, estrias), causados pelos níveis elevados de cortisol (hormona da família dos esteroides), existentes no organismo. A Síndrome do ovário policístico é uma condição que afeta a forma como os ovários da mulher trabalham. Pode também levar ao excesso de pêlos no corpo, mentruações irregulares, infertilidade, acne e ganho de peso.

Acantose Nigricans nas Raças

se manchas escuras e grossas ao longo do topo das mãos e pés mesmo em pessoas de boa saúde. Esta é uma forma inofensiva (benigna) da Acantose Nigricans.

Acantose Nigrican induzida por medicamentos

A Acantose Nigricans é muitas vezes desencadeada por drogas, incluindo a insulina, os corticosteróides e tratamentos hormonais (como o hormônio do crescimento humano ou a pílula anticoncepcional).

Acantose Nigricans maligna (sinal de câncer)

Quando as manchas escuras da pele surgem de repente e se espalham rapidamente, pode ser um sinal de que você tem cancro (geralmente cancro do estômago). Esta é conhecida como acantose nigricans maligna. Nestes casos raros, as manchas são mais graves na boca e na língua, mas os lábios também podem ser afetados. Esta forma da doença tende a afetar pessoas idosas que não estão com excesso de peso e, em contraste com a forma benigna, a Acantose Nigricans maligna não tem qualquer tipo de ligação a uma raça em especifico, podendo afetar qualquer pessoa de igual maneira.

Diagnóstico

O médico pode suspeitar que o paciente é portador de Acantose Nigricans só ao olhar para a sua pele. Se as causas não forem claras, pode ser necessário realizar alguns exames tais como, exames de sangue para verificar os níveis de açúcar no sangue (de forma a verificar se é um sinal de resistência à insulina ), e ainda uma endoscopia ou e um raio-X.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para se livrar das manchas, mas em principio elas não devem causar nenhum problema. O tratamento visa primeiro que tudo, corrigir a causa subjacente da doença na pele. Normalmente, quando esta causa é tratada a Acantose Nigricans igualmente é curada. Dependendo de qual a causa, o paciente pode ser aconselhado a perder peso ou pode ainda necessitar de mudar para um medicamento diferente. Se for causada por uma síndrome subjacente, o paciente terá que receber tratamento para tentar curar a síndrome causadora da doença.

Leia mais sobre o tratamento da síndrome de Cushing, e o tratamento da síndrome do ovário policístico.

Resultados

A maioria dos casos de Acantose Nigricans são inofensivos e não são um sinal de algo sério. As manchas na pele geralmente desaparecem com o tempo, quando a causa subjacente for tratada. Apenas em casos de Acantose Nigricans maligna, onde há suspeita de cancro é que a situação é grave, mas, se o tumor for tratado com sucesso, a doença igualmente fica tratada.

Fotos

18. Dezembro 2013 by admin
Categories: Doenças da Pele, Fotos de Doenças, Obesidade | 2 comments

Comentários no Forum (2)

  1. Boa tarde!
    Estou ainda um pouco acima do peso, mesmo depois de já reduzir 24 kilos. Sou estudante de nutrição e isso fez com o que tivesse melhores hábitos em minha alimentação, além de já praticar atividade física regularmente. Bem Meu pai tinha Diabetes, Tenho essas manchas escuras e aveludadas principalmente no pescoço, desde criança, isso faz com que sinta muita vergonha, pois muitas pessoas acreditam que seja em decorrência de sujeira. Caso seja Acantose nigricans, tem jeito de ao menos amenizar as manchas? e devo primeiro ir no dermatologista?
    Desde já gradeço.

  2. Olá, eu tenho 17 anos essas manchas e carrosos estranhos começaram a aparecer em meus 14 anos, acho que foi porque comecei a engordar, estou um pouco acima do peso, gostaria de saber se existe possibilidad e de fazer algo ou se realmente é preciso ir ao dermatologista? As manchas estão mais grave nas axilas, tenho tambem no pescoço é realmente constrangesor e vergonhoso! Aguardo resposta, obrigada.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *