Causas da Acne e sua Etiologia

A etiologia e as causas da acne são multifatoriais e não se conhece ao certo o porquê de algumas pessoas desenvolverem acne e outras não, mas sabe-se que é uma doença parcialmente hereditária.

Acne rosácea

Veja toda a nossa galeria de Fotos de Acne (Imagens Reais sem Photoshop).

Os principais fatores na produção de acne são:

– O aumento da produção de sebo e hiperplasia da glândula sebácea.
– Descamação anormal dos queratinócitos (ceratinócitos).
– Presença de Propionibacterium acnes (um bacilo gram-positivo, de crescimento relativamente lento, que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas, que quando em contacto com os poros desencadeia a inflamação dos folículos pilosos.
– Inflamação.

Outros fatores relacionados com a produção de acne:

Atividade hormonal, como os ciclos menstruais na puberdade.
Estresse, impulsionado pela descarga das glândulas supra-renais.
Alguns medicamentos
Exposição a níveis elevados de compostos de cloro.

Tradicionalmente, a atenção centrou-se sobre o excesso (sobreprodução) de gordura sob influência hormonal como o principal fator de contribuição. Recentemente, tem sido dada mais atenção ao estreitamento do canal folicular como segundo fator contribuinte. O derramamento anormal das células do foliculo, células anormais, localizadas entre o folículo e a retenção de água na pele (que pressionam os folículos a fecharem-se), têm sido remarcados como mecanismos importantes. Estão também associadas várias hormonas á superprodução sebácea, e são elas:

O hormônio masculino testosterona
A di-hidrotestosterona (DHT)
O sulfato de dehidroepiandrosterona (DHEAS)
O Fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-I).

Além disso, tem sido demonstrado que a pele propensa ao desenvolvimento de acne é resistente à insulina.

O desenvolvimento da acne vulgaris é comum na puberdade. Nos adultos é mais comum desenvolver-se uma doença de pele conhecida como rosácea, que pode ter a aparência bastante semelhante. O verdadeiro acne vulgar em adultos de maior idade, pode ser uma característica de uma condição subjacente, como a gravidez e transtornos tais como a  síndrome do ovário policístico (SOP), conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal ou a rara síndrome de Cushing (hipercortisolismo ou hiperadrenocorticismo).

Equívocos sobre as causas da Acna

Existem muitos equívocos e rumores sobre o que causa e não causa a doença:

Dieta

Até há bem pouco tempo, considerava-se que a alimentação desempenhava um papel importante no agravamento da acne, principalmente certos alimentos, como o chocolate, as batatas fritas, o açúcar, entre outros. Após várias descobertas científicas hoje sabe-se que a alimentação não tem um papel tão importante no seu desenvolvimento como se pensou durante décadas.

No entanto, estes alimentos são ricos em gorduras, que promovem o aumento das secreções sebáceas e, portanto, podem piorar a acne se esta já estiver desenvolvida. Em Consequência, aquelas pessoas que já sofrem de acne, por vezes são recomendadas a seguir uma alimentação cuidada. Estes cuidados, embora que não sejam considerados como um tratamento contra a acne, ajudam bastante a não piorar a sua evolução.

O consenso entre os profissionais de saúde é que quem sofre de acne deve observar e fazer alguns testes na sua dieta e evitar consumir aqueles alimentos detetam que podem agravar a gravidade da sua acne.

Num estudo recente onde foram seguidas 47.335 mulheres, foi encontrada uma associação entre o consumo de leite desnatado e a acne. Os investigadores especulam que esta associação pode ser causada pelas hormonas (tais como a IGF-I de bovino, uma proteína de fator de crescimento) presentes no leite de vaca, mas não está definitivamente provado.

Por outro lado, o marisco pode conter níveis relativamente altos de iodo, mas provavelmente não o suficiente para causar um surto de acne. As pessoas com tendência a desenvolverem acne podem e devem evitar comer alimentos ricos em iodo. Também tem sido relatado que existe uma relação entre uma dieta rica em açúcares refinados e a acne.

Má Higiene pessoal

A acne não é causada pela sujidade, este mal entendido provavelmente vem do fato de que a acne está associada a infecções de pele. Na verdade, os bloqueios que causam a acne ocorrem profundamente dentro de um canal folicular bastante estreito, sendo impossível conseguir removê-los com uma simples lavagem. Estas erupções são formadas por células e gordura criadas pelo corpo humano. As bactérias envolvidas no processo são as mesmas presentes na pele.

A lavagem contínua da pele não só não reduz, mas por vezes pode piorar a acne já existente, devido à possibilidade de o sabão conter substâncias comedogênicas (entidade conhecida como acne detergicans). Qualquer coisa para além de uma lavagem suave, duas ou até três vezes por dia, pode piorar as lesões existentes e até mesmo causar novas lesões danificando ou ressecando a pele. Conheça o melhor Tratamento para Acne (Cravos e Espinhas).