Acne (Cravos e Espinhas) – Tratamento, Causas, Como se Forma e Grau de Classificação

As espinhas, ou borbulhas, são pequenas formações, geralmente originadas pela produção e secreção excessiva de gordura nas glândulas sebáceas que se encontram na pele. As espinhas podem aparecer de forma isolada e esporádica, ou então, de forma regular e contínua. A estes casos chamamos de acne.

Foto de Acne Cística (nódulo-cística) Severa

Veja mais fotos de acne (Aqui)

acne, também conhecida como acne comum (acne vulgaris), é uma doença crónica inflamatória da pele que envolve as unidades pilossebáceas (folículos capilares e glândulas sebáceas), caracterizada pela formação de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e cicatrizes, que aparecem principalmente na face e parte superior do tronco. O termo “acne” vem do francês acné e este, por sua vez, da palavra grega ἄχνη.

O que é a acne

Como referimos em cima, a acne será então uma doença da pele caracterizada pelo aparecimento constante e em grande quantidade de espinhas e cravos, denominados de pápulas, cistos ou pústulas, na pele. Normalmente aparecem em regiões como o rosto, o pescoço, mas também, nas costas, ombros, na zona superior dos membros anteriores (braços) e no peito. Isto acontece pois é a zona do corpo onde existe maior densidade de glândulas sebáceas na pele. Podemos dividir a acne em várias categorias, de acordo com o grau de gravidade. Assim, temos acne de grau I, II, III e IV.

Classificação por Grau de Gravidade

A acne é classificada em graus diferentes conforme com a gravidade das lesões:

Acne Leve – Grau I – acne caracterizada principalmente pela presença de pontos negros (comedões), mas também de algumas espinhas com pus (pústulas), as lesões principais não são inflamatórias.

Acne Moderada – Grau II – acne caracterizada pelo aparecimento de pústulas e comedões na cara, havendo o risco de se formar cicatrizes.

Acne Moderadamente Grave – Grau III – Grande quantidade de pústulas e comedões, tanto na cara, como nos ombros e peito. Geralmente são formadas cicatrizes, e pode ocorrer a formação de cistos e de nódulos.

Leia Também  Esfoliação - Importância, Cuidados e Receitas Caseiras

Acne Grave – Grau IV – Grande quantidade de cistos e de nódulos, com a formação de cicatrizes de grande gravidade. A este grupo pertence a acne nodular e a acne conglobata caracterizada por muitas lesões nodulares grandes, dolorosas e lesões pustulosas, juntamente com muitas pequenas pápulas, pústulas e comedões.

Epidemiologia

A acne é uma doença prevalente em todo o mundo, afetando principalmente indivíduos entre os 12 e 24 anos, sendo a doença mais comum entre os jovens. 85% dos adolescentes são afetados por esta condição, alguns até durante a idade adulta.

Causas da acne

A razão principal para o aparecimento da acne tem a ver sobretudo com a combinação de dois fatores. Assim, a juntar a uma produção excessiva de gordura (oleosidade), também a obstrução dos poros (pequenos orifícios na pele por onde sai a gordura produzida pelas glândulas sebáceas), irá promover o aparecimento das espinhas. Na maioria das vezes, essa obstrução é principalmente causada pela produção excessiva de óleo ou gordura.

De seguida, listamos um conjunto de situações que podem desencadear uma produção excessiva de oleosidade na pele, o que acaba por ser a principal causa da acne. Como poderá ver de seguida, não colocamos como causa nenhum alimento, pois ao contrário daquilo que se costuma dizer, não existem ainda provas de qualquer relação entre comer chocolate, entre outros, e o aparecimento de espinhas.

– Utilização de produtos de higiene inadequados para a sua pele ou cabelo; – Alterações hormonais (adolescência, mulheres com ovário policístico (síndrome do ovário policístico (SOP) ou Síndrome de Stein-Leventhal), menstruação, stress, gravidez ou pilula, alterações no anticoncepcional); – Produção excessiva de suor; – Níveis altos de humidade; – Toma de alguns medicamentos (exemplos: estrogénio, testosterona, ou esteroides anabolizantes). (Saiba mais sobre as principais Causas da Acne).

Leia Também  Dermodepilação

De seguida, explicaremos passo a passo a formação da acne.

Como se forma a acne?

– Cada pelo tem uma raiz, chamado de folículo, e uma glândula sebácea ligada. Esta glândula sebácea terá a função de ajudar a hidratar a pele através de óleo que produz, e ainda, remover as células mortas.

– Se a produção da glândula sebácea for excessiva, esse óleo pode ser demasiado para o poro, acabando por obstruí-lo. Quando isso acontece, um grande conjunto de substâncias irão acumular-se, tais como células mortas, sujidade, poeiras, bactérias, formando-se um comedão, ou ponto negro.

– Se o comedão se romper, então todas essas substâncias irão sair, e provocar uma inflamação, originando as espinhas.

– Se a inflamação for intensa e profunda, estas espinhas podem evoluir até se transformarem em nódulos ou cistos (quistos), que serão salientes e dolorosos.

Assim, a acne é uma inflamação da pele provocada pela obstrução dos poros. Geralmente, a acne ocorre durante a fase da vida em que a produção de oleosidade é maior, isto é, durante a adolescência. Esta produção mais elevada ocorre sobretudo devido às alterações hormonais naturais nessa fase da vida. Contudo, nas pessoas que normalmente já têm uma oleosidade elevada, a acne pode ser algo que aparece mesmo durante a fase adulta.

Sintomas da acne

Os sintomas da acne são facilmente visíveis, geralmente na cara, ombros, braços e peito. Eventualmente, mas mais raramente, também aparecem nas pernas e nas nádegas.

– Espinhas;
– Cravos;
– Pústulas (espinhas com pus);
– Cistos;
– Vermelhidão na zona envolvente a uma erupção de pele;
– Formação de crostas numa erupção de pele;
– Aparecimento de cicatrizes.

Tratamento para acne

A forma mais prática e simples de tratar as espinhas é prevenir o seu aparecimento. Assim, através de cuidados básicos diários da pele, é possível controlar a formação de espinhas. De seguida damos alguns exemplos de cuidados básicos, mas também, de exemplos daquilo que não deve fazer quando já tem acne. Conheça o melhor Tratamento.

Leia Também  Tratamentos anti celulite

Cuidados básicos

– Deve usar todos os dias um bom produto de limpeza, normalmente um sabonete neutro, para retirar toda a sujidade e maquiagem da pele. De seguida, deverá usar um esfoliante que servirá para retirar as células mortas da pele, ajudando por isso a abrir os poros. No final, deve usar um hidratante adequado ao seu tipo de pele, para ajudar no crescimento e na saúde da pele.

– Se o seu cabelo é oleoso, deve lavá-lo diariamente, com um produto adequado que ajude a controlar os níveis de oleosidade. Além disso, deve habituar-se a tê-los presos, de forma a não estarem em contacto constante com a pele da sua face.

Conselhos para quem tem acne

– Se tem acne, deve evitar o máximo possível o uso de produtos oleosos, que apenas irão agravar mais a situação. Em alternativa, deverá usar produtos à base de água, ou não comedogénicos, isto é, com propriedades que impedem a obstrução dos poros.

– Nunca deverá espremer espinhas ou borbulhas. Ao fazê-lo, apenas estará a promover a propagação de bactérias que lá se encontram, provocando infeções e cicatrizes na pele.

– Se o seu tipo de pele é oleoso, não toque muitas vezes na cara com as suas mãos.

Apesar de todos estes cuidados serem importantes, há situações onde não resolvem o problema. Assim, quando os cuidados diários não são suficientes para tratar a acne, existem medicamentos adequados, que são aplicados nas áreas afetadas, e que irão ajudar na diminuição da acne. Em casos mais graves, existem então medicamentos sujeitos a prescrição médica, tais como:

– Antibióticos orais (toma através de comprimidos) ou tópicos (aplicados diretamente na pele);
– Cremes de aplicação na pele;
– Medicamentos reguladores das hormonas (no caso das mulheres em que as hormonas agravam a acne);
– Peelings;
– Terapia fotodinâmica a laser;

loading...

07. Agosto 2013 by admin

Comentários no Forum (3)

  1. Olá, eu tenho 15 anos e tenho algumas espinhas incomdas no rosto e nos ombros oq eu devo fazer para amenizar?

  2. ola tenho 31 anos e desde os 13 anos tenho bastante acne e cravos nao sei mais o que faser ja fis de tudo nada melhora so piora

  3. Método excelente que remove cravos e espinhas rapidamente.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *