Afta na Boca – Causas, Tratamento e Remédios Caseiros

De tempos a tempos, é normal o aparecimento de aftas na boca. Não percebe muito bem porque apareceram, mas a verdade é que elas lá estão a causar um grande desconforto, sobretudo quando está a comer. Neste artigo iremos explicar o que são aftas também conhecidas na medicina como Úlcera aftosa, estomatite aftosa, quais as suas causas, sintomas, e ainda, como diagnosticar e tratar.

foto de afta na língua

O que são aftas?

Sinônimos: Úlcera aftosa, estomatite aftosa. As aftas são pequenas feridas, ou úlceras dolorosas localizadas na mucosa da boca. Esta ferida caracteriza-se por ter um aspeto redondo e esbranquiçado, sendo envolvida por uma auréola avermelhada.

Apesar de poder aparecer em qualquer zona da boca, é mais habitual ocorrer nas zonas de tecido mais mole, como por exemplo na língua, no palato, no interior do lábio ou na bochecha. As aftas podem aparecer com menor ou maior dimensão. As mais pequenas aparecem normalmente juntamente com mais uma ou duas. Estas têm um tamanho inferior a 12 mm de diâmetro.

Este tipo de aftas não necessita de tratamento, sarando sozinhas, e em relativamente pouco tempo (10 dias). Já as aftas maiores, com um tamanho superior a esses 12 mm, são menos habituais, demorando mais tempo a sarar, e deixando geralmente cicatrizes. O aparecimento de aftas não está na maioria das vezes ligada a outras doenças subjacentes, sendo muito frequente ocorrer em pessoas saudáveis.

Causas

As aftas são feridas comuns na boca, podendo ter várias causas por trás deste problema. Na maioria dos casos, dando-se em pessoas saudáveis, não se consegue sequer determinar qual a causa. No entanto, há várias causas conhecidas para as aftas, como por exemplo, infeções, escovação excessiva, ou também, lesões provocadas por mordidas acidentais na bochecha ou na língua ou por algum tipo de tratamento odontológico. De seguida deixamos um quadro mais completo das várias causas conhecidas para este problema.

– Lesões na boca, como por exemplo, mordidas acidentais;
– Estresse;
– Insónias ou tempo de sono insuficiente;
– Infeção por Helicobacter pylori (também causa para as úlceras gástricas);
– Consumo de tabaco;
Doença de refluxo gastroesofágico;
– Alguns alimentos (por exemplo, o abacaxi, ananás, refrigerantes, café, chocolate, entre outros);
– Uso contínuo de anti-inflamatórios, como a aspirina, Rapamicina, entre outros;
– Alterações hormonais durante o período;
– Utilização de pasta dentífrica com sódio-lauril-sulfato;
– Alimentação desequilibrada, com consumo insuficiente de vários minerais e vitaminas: vitaminas C, B12 e B9 (ácido fólico), e ainda os minerais ferro e zinco.

Por vezes pensa-se que as aftas podem causar mau hálito, mas não, estas úlceras não causam mau cheiro. (Saiba mais sobre: Mau Hálito (Halitose) – Tratamento, Causas, Alimentos e Prevenção).

Sintomas

Como referimos atrás, as aftas aparecem geralmente nos tecidos moles da boca, nomeadamente na língua, zona interior dos lábios, palato, nas gengivas e na parte interna das bochechas.

Os sintomas mais comuns incluem:

– Uma ou mais pequenas úlceras esbranquiçadas, rodeadas por uma auréola vermelha, que depois transformam-se em feridas abertas;
– A zona central da afta é esbranquiçada;
– As feridas são dolorosas;
– Na fase final, as aftas podem ganhar uma tonalidade acinzentada.

Em casos menos comuns, pode também aparecer os seguintes sintomas:

– Linfonodos inchados;
– Febre;
– Mal-estar;
– Ansiedade.

Geralmente, a dor originada pela afta desaparece ao fim de 7 a 10 dias, sendo que a afta demora mais alguns dias a desaparecer por completo. Já no caso das aftas maiores, esse período pode ser alargado em mais algumas semanas.

Diagnosticar e tratamento das aftas

Para diagnosticar uma afta, o dentista ou o médico, irá observar o aspeto da ferida, e verificar qual a sensação que lhe provoca. Contudo, por vezes pode ocorrer alguma confusão devido à semelhança entre as aftas e as feridas provocadas pelo herpes. (Ver Fotos de Herpes).

Depois de diagnosticado, é altura de passar ao tratamento. As aftas não têm cura, aparecendo e desaparecendo de forma espontânea. Assim, não espere encontrar remédios que lhe possam curar a afta, e muito menos, fazê-la desaparecer de um dia para o outro. Como tal, os medicamentos que existem têm a função de aliviar a dor, e nalguns casos até, ajudar a que o processo de cicatrização seja mais rápido. Existem várias soluções atualmente, desde remédios caseiros, a medicamentos de farmácia.

Relativamente a estes últimos, os mais eficazes no tratamento das aftas, existem dois tipos: as pomadas anestésicas, e as pomadas anestésicas com anti-inflamatórios e corticoides na sua constituição. Relativamente às primeiras, têm a única função de aliviar a dor, de maneira a tornar a evolução da afta menos dolorosa e mais confortável.

Já quanto às segundas, têm a mesma função que as anteriores, mas com a vantagem de ajudar a uma cicatrização mais rápida, o que permitirá também maior rapidez no seu desaparecimento. Os dois tipos de medicamentos mais utilizados são o Acetonido de triancinolona (OMCILON-A ®) e o Amlexanox (Aphthasol®).

Existem ainda tratamentos caseiros, também com alguma utilidade, mas sem a mesma eficácia. Desses podemos referir alguns:

– Utilização de uma solução constituída por uma colher de bicarbonato de sódio num copo médio de água para bochechar;
– Aplicar nas feridas, com a ajuda de um cotonete, uma solução de água oxigenada com água normal. Uma planta medicinal usada para tratar aftas é a Alteia.

loading...

Comentários no Forum (11)

  1. Há 40, 30, 20 anos eu tinha muitas aftas. Subitamente desapareceram talvez por passar a alimentar-me com muitas hortaliças biológicas que eu próprio produzo. Nas últimas vezes que tive aftas (e foram muitas) eu passava na afta uma pedrinha azul de sulfato de cobre. Dói muito durante uns 5 minutos, mas a afta começa a sarar muito rapidamente e deixa de incomodar.

  2. Ha um medicamento chamado Bismujet …..algumas aplicações resolvem

  3. na lingua e muito pior,atrapalha d+

  4. Oii eu tenho uma afta embaixo do meu dente mole e doi muito eu estou fazendo a medicaçao com sal esta certo ?

  5. n aguento mais afta essa afta atrapalhou minha velhas e n consigo comer com essa ´porra atrapalhando por favor alguem me ajuda eu quero parar com essa porra de aftaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  6. Na farmacia existem medicamentos em spay ou em tipo pomada, que serve para proteger a ulcera (Não doer tanto) enquanto a ferida se cura, ou spray para nao sentir tanta dor e tb serve de desinfectante.
    Não é anestesia, mas sempre ajuda…

  7. Boa noite! Preciso de ajuda , tenho afeta na lingua e minha língua fica toda partida, Branca e dói muito já estou assim mas de um mês já fiz de tudo..

  8. oque pode causar afta????

  9. Me ajudem n aguento mais tantas aftas.

  10. Tanho muitas vezes aftas na gengiva grandes e com um mes de cura com muitas dores eu fico muito frágil não sei o que o que fazer

  11. Não aguento mais ter aftas
    Me ajude por favor
    Muita dor

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *