Alergia ao Pó

A alergia é uma resposta exagerada por parte do sistema imunitário quando ocorre algum tipo de contato com determinadas substâncias. Dependendo de cada pessoa, qualquer substância pode dar origem a uma reposta alérgica.

Alergia ao ácaro do pó doméstico

No entanto, há substâncias que são responsáveis pela grande maioria das alergias. Um dos grandes causadores de muitas alergias é o pó, nomeadamente os ácaros que aí se encontram.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a alergia ao pó é uma das condições de saúde mais comuns em todo o mundo. Os ácaros do pó provocam vários sintomas no sistema respiratório, como por exemplo a asma brônquica ou a rinite.

O que são os ácaros do pó da casa?

Os ácaros existentes no pó doméstico são pequeníssimos aracnídeos, que apenas se conseguem ver através de um microscópio.

Estes pequenos organismos encontram-se geralmente nas casas ou em locais fechados onde se acumula pó, especialmente na cama e no quarto, mas também em locais como sofás, carpetes, cortinas, tapetes, etc.

Isto acontece porque os ácaros alimentam-se dos resíduos resultantes da descamação da pele, um dos principais constituintes do pó doméstico.

Os ácaros existem em casa durante todo o ano, sendo no entanto durante o outono e a primavera que eles encontram as condições perfeitas para se reproduzir, e como tal, é nessa altura em que a alergia ao pó é mais comum.

As condições ideais para a reprodução dos ácaros são casas pouco ventiladas, húmidas e onde vivem animais domésticos.

Cuidados a ter com o pó

Quem tem alergia ao pó deve ter certos cuidados de forma a evitar ao máximo o contato com os ácaros. Conheça de seguida os cuidados que as pessoas alérgicas aos ácaros do pó devem ter:

– ter sempre a casa limpa de poeiras, usando um pano húmido;

– retirar da sua casa cortinas, tapetes, alcatifas, ou quaisquer outros tecidos não essenciais;

– dê preferência a tecidos sintéticos aos de algodão;

– arejar regularmente a casa.