Alergia ao Pólen

Os grãos de pólen são partículas muito pequenas que existem nas flores, e são um dos agentes que mais alergias causam nas pessoas. Estes grãos, sendo tão pequenos e leves, viajam pelo ar, sendo inalados pelas pessoas, ou entrando em contato com os seus olhos.

As pessoas alérgicas ao pólen sofrem então de vários sintomas, especialmente nos olhos e no sistema respiratório. Sendo os grãos de pólen substâncias que apenas existem nas flores, a época do ano onde as pessoas sofrem mais com esta alergia é na Primavera. Saiba mais sobre a alergia ao pólen, conhecendo os seus sintomas e o tratamento mais adequado.

Sintomas da alergia ao pólen

Os sintomas da alergia ao pólen são especialmente intensos nos dias de maior polinização. Nestes dias há uma maior libertação de grãos de pólen pelas flores, o que leva a que haja mais quantidade de pólen no ar, provocando sintomas mais intensos e incómodos. Os sintomas da alergia ao pólen incluem:

– ardor dos olhos;

– lacrimejamento dos olhos;

– rinite;

– ardor nas narinas;

– espirros;

– nariz congestionado;

– tosse;

– dificuldade em respirar;

– sensação de aperto no peito.

Além dos olhos e das vias respiratórias, a alergia ao pólen pode também causar sintomas noutros locais, como a boca, os ouvidos e a garganta. Nestes casos, o sintoma mais comum é o ardor.

Tratamento para a alergia ao pólen

O tratamento para a alergia ao pólen consiste em dois pontos. Primeiro, evitar ao máximo estar exposto ao pólen durante a época de polinização. Assim, deve evitar atividades ao ar livre, especialmente onde haja plantas.

-

Em segundo lugar, as pessoas com maior sensibilidade a esta alergia devem tomar um anti-histamínico logo desde o início da Primavera.

Estes irão combater os sintomas, permitindo-lhe ter uma melhor qualidade de vida. Se você tem alergia ao pólen, então deve consultar um alergologista, para determinar o melhor tratamento para si.

Como evitar a alergia ao pólen

Como referimos em cima, um dos pontos mais importantes para tratar a alergia ao pólen é evitar a exposição a esta substância. Para evitar a alergia ao pólen você deve ter os seguintes cuidados:

– deixar as portas e as janelas da sua casa ou local de trabalho fechadas ao final da tarde ou no início da manhã;

– usar óculos de sol para reduzir o contato de pólen com os olhos;

– quando chegar da rua, deixar os sapatos e casacos na entrada, já que muitas vezes trazem grãos de pólen agarrados;

– quando viajar de carro, tenha as janelas fechadas.

19. julho 2014 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *