Alimentos Bons e Maus para a Artrite

Existe algum alimento em particular que deva ser incluído ou excluído da dieta de um indivíduo com artrite?

Em primeiro lugar, existem várias formas de artrite, sendo que cada uma difere relativamente ao que se deve ou não incluir na dieta. Assim, a resposta irá depender do nível e da forma de artrite.

Artrite Gotosa

As pessoas com artrite gotosa devem evitar carnes vermelhas, marisco, álcool, frutose (como por exemplo o xarope de milho em refrigerantes, etc.) e a desidratação. Ao mesmo tempo, os produtos derivados do leite, como o leite e o iogurte magro, juntamente com uma hidratação correta e o consumo de cerejas, são bastante benéficos em pessoas com a gota.

Artrite Reumatoide

Os Indivíduos com artrite inflamatória, como a artrite reumatoide, podem beneficiar da toma de ácidos gordos omega-3, que se encontram em óleos de peixes, especialmente no salmão. Por vezes, diminuir a ingestão de sal pode reduzir o inchaço nos tecidos nas mãos e pés, que pode agravar a artrite inflamatória.

Leia mais sobre Artrite Reumatoide.

Artrite Psoriática e Osteoartrite

Tanto as pessoas com artrite psoriática como com osteoartrite (artrose), podem beneficiar com a suplementação de vitamina D. Aqueles com osteoartrite podem também beneficiar com a toma do suplemento alimentar glucosamina.

É importante referir que nenhuma destas recomendações dietéticas, ou suplementos mencionados, têm uma ação comprovada na interrupção da progressão de qualquer uma destas formas de artrite.

cerejas