8 Alimentos Ideais para Prevenir Varizes

Quais os melhores alimentos a incluir na nossa dieta para prevenir as varizes e Veias de Aranha? Aqui fica uma lista com 8 alimentos saudáveis anti-varizes que ajudam a prevenir as Varizes, veias de aranha, e ao mesmo tempo providenciar vitaminas e outros nutrientes que o corpo precisa diariamente.

Mirtilos

Os mirtilos são dos alimentos mais saudáveis, ideais para quem tem varizes. Devido à sua grande concentração de antocianinas (pigmentos flavonoides), os mirtilos contribuem para a saúde da matriz de colagénio ao neutralizar as enzimas que destroem os tecidos conjuntivos e os radicais livres.

Também reparam as proteínas danificadas das paredes dos vasos sanguíneos e promovem a saúde geral do sistema vascular. Acima de tudo os mirtilos são uma excelente fonte de fibras insolúveis e fibras solúveis como a pectina. Mais, comparado com outros frutos vermelhos, os mirtilos (especialmente os selvagens) são uma excelente fonte de vitamina E.

Agrião

Esta planta antiga, adorada ou odiada por quase todas as pessoas é um excelente alimento que tem sido usado para tratar e prevenir vários problemas. Hipócrates, o pai da medicina, disse que o agrião era a “cura das curas”, e por esse motivo localizou o seu primeiro hospital junto a uma ribeira onde podia cultivar agrião para tratar os seus doentes.

Na medicina natural atual, o agrião é recomendado a pessoas com varizes. O agrião encontra-se na maioria dos supermercados todo o ano, mas também o pode cultivar no seu jardim. Com o seu sabor único, o agrião é uma excelente adição para saladas, sandes ou mesmo no puré de batata!

Abacate

Os abacates são ricos em compostos naturais que combatem as varizes. Contêm vitamina C e E, duas vitaminas essenciais para uma boa saúde vascular. Os abacates estão no topo da lista das plantas com grande concentração de glutationa, uma molécula tripeptídea que protege o coração, veias e artérias da oxigenação. A glutationa também assegura um bom funcionamento da vitamina C e E. Adicionalmente, os abacates são baixos em pesticidas e outros químicos prejudiciais.

Alecrim

O alecrim estimula a circulação sanguínea e pode ajudar no tratamento das veias varicosas. Mais, o alecrim contém ácido rosmarínico, um polifenol que protege os tecidos contra danos provocados pelos radicais livres. Também contém ácido ursólico que fortalece os capilares. Na cozinha, o alecrim pode ser usado para dar sabor ao peixe, carnes assadas e molhos de tomate, mas também frutas, em especial laranjas. Fora da cozinha, o extrato de alecrim é usado em vários produtos naturais para tratar a pele.

Gengibre

Ainda antes de ser chamado “superalimento”, o gengibre já era desfrutado pelo seu aroma, cheiros pungentes e propriedades promotoras de saúde. Na medicina herbácea, o gengibre é usado para tratar as varizes devido à sua capacidade de dissolver a fibrina presente nos vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea. As pessoas com veias varicosas têm uma dificuldade na destruição da fibrina (fibrina é o que faz com que as veias fiquem duras e granulosas). O gengibre fresco, que é o mais eficaz, encontra-se disponível todo o ano na zona de frescos do supermercado.

Beterraba

A ingestão regular de beterraba na sua dieta pode prevenir as veias varicosas. A betacianina, composto fitoquímico responsável pela cor intensa das beterrabas, é conhecida por reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido natural que pode danificar os vasos sanguíneos. As folhas verdes das beterrabas são comestíveis e muito nutritivas, por isso não as deite fora; podem ser cozinhadas e comidas como espinafres.

Espargos

Se se preocupa com as varizes nas pernas, os espargos são um excelente vegetal a adicionar à sua lista de compras. Os espargos ajudam a fortalecer as veias e capilares, prevenindo a sua rutura. Como bónus, os espargos são baixos em pesticidas, mesmo quando produzidos de forma não orgânica. Quando preparar os espargos, certifique-se de que os limpa corretamente, pois a parte de baixo contém terra. Normalmente não precisa de descascar os espargos, especialmente se escolher espargos finos e frescos.

Trigo mourisco

O trigo mourisco é das melhores fontes naturais do flavonoide rutina. Muitos nutricionistas recomendam alimentos ricos em rutina a pessoas com varizes devido à capacidade da rutina em promover a saúde vascular. Colocou-se a hipótese de que as veias varicosas e veias de aranha se devem à falta de rutina na dieta.

Os grumos de trigo mourisco podem ser usados para fazer uma excelente papa e a farinha de trigo mourisco (também conhecida como trigo sarraceno) pode ser usada para fazer pão. Os grumos de trigo mourisco contém apenas 92 calorias por cada 100 gramas e são ricos em proteínas, tornando-os num excelente alimento para quem quer cuidar da sua cintura. Mais, o trigo mourisco além de rico em proteínas, a proteína que contém tem oito aminoácidos essenciais, todos necessários na reparação celular.

abacate

Conheça também as melhores opções de Tratamento.