Alimentos que Ajudam na Digestão

A ocasional noite de bebedeira ou aquele pequeno almoço completo com bacon e ovos, pode dar-lhe uma dor de estômago de curta duração, mas se abusar frequentemente irá acumular problemas para si mesmo. Conheça a seguinte dieta, que será a melhor amiga da sua barriga.

Coma Fibras

É boa ideia tentar comer mais fibras pois a maioria das pessoas não come as suficientes e uma dieta rica em fibras pode ajudar na digestão e a prevenir a obstipação. Para um intestino saudável, é aconselhável ingerir uma variedade de fibras, como pão integral, arroz integral, frutas, vegetais, feijões e aveia. Algumas pessoas notam que ao ingerir cereais e grãos ficam mais inchadas e com síndrome do intestino irritável. Se for o seu caso obtenha mais fibras a partir de frutas e vegetais.

Beba muitos Líquidos

É importante beber muitos líquidos, especialmente água. Estes ajudam na passagem dos resíduos ao longo do sistema digestivo e a amolecer as fezes. A fibra atua como uma esponja, absorvendo água e sem líquidos a fibra não pode fazer o seu trabalho, levando à obstipação. Uma boa forma de conseguir beber mais líquidos é beber um copo de água a cada refeição. Evite as bebidas com cafeína pois podem provocar refluxo gástrico.

Reduza o Consumo de Gordura

As comidas gordurosas, como a batata frita, hambúrgueres e os fritos em geral são mais difíceis de digerir podendo provocar dores de estômago e azia. Cortar nessas comidas gordurosas e nos fritos facilita o trabalho do estômago. Tente comer mais carnes brancas e peixe, beba leite magro ou meio-gordo e opte por grelhados em vez de fritos.

Cuidado com as Especiarias

Muitas pessoas adoram comida picante e não têm perturbações intestinais quando as comem. Noutras pessoas o sistema digestivo não gosta muito dessas comidas picantes. Mas não são só os alimentos picantes como as malaguetas que provocam azia, os alimentos com o sabor intenso como o alho e a cebola também podem provocar azia. Se os alimentos picantes lhe provocam azia, dores adbominais ou diarreia, evite-os no futuro. Se já tem um problema como azia ou intestino irritável, evite-as por completo.

Beautiful woman teeth eating red pepper

Alimentos Problemáticos

Algumas pessoas detectam que determinados alimentos causam-lhes problemas. Alguns alimentos ácidos como tomates, citrinos, molhos de saladas e bebidas gaseificadas podem provocar azia; o trigo e a cebola podem provocar síndrome do intestino irritável; se é intolerante à lactose, ou seja, se o seu organismo não consegue digerir a lactose (açúcar do leite) poderá ter flatulência ou desenvolver diarreia após beber leite ou produtos lácteos, como natas, queijo, iogurte e chocolate.

Tente manter-se afastado destes alimentos e bebidas sensíveis para o seu sistema digestivo. Uma forma de descobrir quais os alimentos que provocam estes sintomas é manter um diário do que come.

Escolha as Bebidas Certas

Bebidas com cafeína, como o café, coca-cola, chá e bebidas gaseificadas, aumentam a acidez estomacal provocando azia em algumas pessoas. Em geral as bebidas gaseificadas provocam barriga inchada, que também é uma causa da azia. Para reduzir os problemas digestivos, opte por bebidas não gaseificadas e sem cafeina, como chá de ervas, leite e água simples. Se não consegue passar sem beber café ou chá, limite a ingestão diária a uma ou duas chávenas.

Experimente Iogurtes Amigos da Barriga

Os probióticos, também chamados de “bactérias amigas” surgem naturalmente no intestino, promovendo vários benefícios saudáveis, incluindo ajudarem na síndrome do intestino irritável e diarreia do viajante. Pode sempre tomar probióticos como suplemento (disponíveis em lojas naturais) ou em iogurtes, que são uma boa fonte natural. Terá de os tomar todos os dias, durante cerca de quatro semanas para realmente começar a sentir os seus efeitos benéficos.

loading...

22. Janeiro 2014 by admin

Um Comentário no Forum

  1. De acordo com esse site, não podemos comer NADA absolutamente NADA para não ter gases. Nem frutas nem verduras e legumes nem massas ou biscoitos. O que podemos comer então?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *