Alimentos que Ajudam a Melhorar a Circulação Sanguínea

O que nós comemos determina a qualidade do nosso sangue, que tem um efeito direto sobre os nossos vasos sanguíneos e coração.

A má circulação sanguínea pode resultar de uma dieta pouco saudável, da falta de exercício, de fatores ambientais ou pode mesmo ser um fator genético. É importante comer os alimentos certos e manter um estilo de vida saudável para melhorar a circulação sanguínea. Além disso, existem certos alimentos que podem aumentar especificamente a circulação e melhorar a saúde cardiovascular em geral.

Pensa-se que os seguintes alimentos possam melhorar a circulação sanguínea:

Frutos Cítricos (Citrinos)

Os frutos cítricos são ricos em Vitamina C, que ajuda a diluir o sangue naturalmente. Um artigo publicado na “Diabetes Health” (www.diabeteshealth.com) mostrou que a vitamina C pode melhorar a circulação sanguínea em 36 por cento, quando ingerida regularmente. Sendo um antioxidante natural, pode combater a diabetes – induzida por doença vascular, que provoca retinopatia e aterosclerose.

Alimentos ricos em Vitamina C: laranjas, tangerinas, toranjas, melão, kiwi, morangos e papaia.

Frutos Secos e Sementes

O frutos secos e as sementes são ricos em vitamina E, que ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. A vitamina E é usada na formação de glóbulos vermelhos, e é igualmente um antioxidante poderoso que protege o nosso corpo contra os danos dos radicais livres. Ajuda a prevenir o cancro e doenças cardiovasculares.

Alimentos ricos em Vitamina E: O ovos e as carnes de órgãos animais são ricos em Vitamina E, bem como as azeitonas, amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora.

Ervas e Especiarias

Algumas especiarias culinárias, particularmente a pimenta caiena e o açafrão-da-Índia podem melhorar a circulação sanguínea. A pimenta caiena aquece o corpo, aumentando o fluxo sanguíneo. Faz parte da família das pimentas e é usada em pratos picantes, como o chili. O açafrão-da-índia é uma raiz usada na cozinha Indiana. É o que dá ao caril a sua cor dourada. A Escola de Saúde Natural Clayton diz que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, e que dilui o sangue naturalmente.

Alho e Cebola

Os bolbos da família das cebolas, como o alho, podem prevenir a formação de placas de aterosclerose nas paredes das artérias e baixar os níveis de colesterol. O alho torna o sangue mais fluido naturalmente e melhora a circulação. É um antibiótico natural, usado no herbalismo para combater infecções e fortalecer o corpo.

Outros alimentos do grupo dos bolbos que podem estimular a circulação sanguínea são: os rábanos e o alho-porro.

Alimentos com Licopeno

Os alimentos ricos no antioxidante licopeno além de ajudarem a melhorar a circulação sanguínea, também podem prevenir a doença cardíaca, isto segundo um estudo da Associação Americana do Coração. É um pigmento natural que dá a alguns alimentos a sua cor avermelhada

Alimentos com licopeno: tomates, melancia, toranja rosa, goiaba, alperce e diospiro.

Bagas Goji

As bagas de goji são usadas há séculos na medicina tradicional Chinesa. Normalmente são comidas secas, como uma uva-passa e podem ser encontradas em lojas de comida natural e lojas asiáticas. O site The Food Scout lista-as como sendo umas das várias comidas e alimentos que melhoram a circulação sanguínea. São ainda ricas em fibras e ajudam a fortalecer o sistema imunitário.

alimentos qua ajudam a melhorar a circulação sanguínea