Medicamentos Antiácidos

Os antiácidos são um tipo de medicamentos que podem ajudar a controlar os níveis de acidez estomacal. Estão disponíveis em farmácias e são geralmente usados para tratar sintomas como a azia, doença do refluxo gastroesofágico e indigestão.

Como Atuam os Antiácidos

Os medicamentos antiácidos neutralizam a acidez estomacal que é usada para ajudar na digestão. O que irá reduzir os sintomas de azia e aliviar a dor. Alguns antiácidos cobrem a superfície do esófago com uma barreira protetora contra a acidez estomacal ou produzem um gel na superfície do estômago que ajuda a prevenir que a acidez passe para o esófago.

Diferentes Tipos de Antiácidos

Os antiácidos estão disponíveis em comprimidos mastigáveis ou em forma líquida. São várias as marcas comerciais existentes, mas contêm ingredientes comuns, que incluem:

  • hidróxido de alumínio
  • carbonato de magnésio
  • trissilicato de magnésio

Por vezes são adicionados ingredientes extra que ajudam a tratar outros problemas, como a simeticona para aliviar a flatulência e os alginatos, que previnem o refluxo de ácido para o esófago.

Quem não pode tomar antiácidos?

Os antiácidos são uma classe de medicamentos que não se adequam a todas as pessoas. Por exemplo, existem antiácidos que não são recomendados a crianças com menos de 12 anos e pessoas com problemas de saúde (como doenças renais). Se estiver a fazer tratamento para outra doença, tenha cuidado com a toma de antiácidos pois pode haver interação entre medicamentos. Geralmente os antiácidos são considerados seguros durante a gravidez, mas antes de tomar, fale com o seu ginecologista ou farmacêutico.

Saiba mais sobre quem não pode tomar medicamentos antiácidos.

Quais os Possíveis Efeitos Secundários?

Tal como todos os medicamentos, os antiácidos têm também os seus efeitos secundários, conheça quais os mais comuns:

  • diarreia
  • obstipação
  • flatulência (gases)
  • dores de estômago (dor abdominal)
  • sensação de mal estar ou vómitos

Se tiver obstipação ou diarreia depois de tomar antiácidos é aconselhável mudar para outro medicamento. Fale com o seu médico ou farmacêutico. Quaisquer efeitos secundários que tenha enquanto tomar antiácidos devem desaparecer assim que deixar de os tomar. No entanto, visite o seu médico se persistirem.

Doses Extra ou Falhadas

Tome os antiácidos tal como indicado nas instruções do medicamento, ou como indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Se falhar a toma de um antiácido, não precisa de alterar a dose seguinte, tome a dose normal. Para um aconselhamento mais específico do que fazer, leia o folheto do medicamento.

Tomar doses extra pode provocar efeitos secundários desagradáveis, como náuseas, vómitos, diarreia e obstipação. Fale com o seu médico ou farmacêutico imediatamente se achar que tomou mais antiácidos do que o recomendado.

medicamentos antiacidos