Antidepressivos – Como Tomar, Quantidade, Dosagem e Sintomas de Abstinência

Quando o seu médico prescreve antidepressivos, ele irá normalmente selecionar a dose mínima que considera necessária para provocar uma melhoria nos sintomas. Esta precaução tem por objetivo reduzir o riscos de efeitos colaterais. Se esta dosagem se mostrar ineficaz, então pode ser aumentada gradualmente.

Os antidepressivos são geralmente tomados em forma de comprimido. Dependendo do tipo de antidepressivo prescrito e a gravidade da sua depressão, pode ter que tomar entre um a três comprimidos por dia. Se um dia se esquecer de tomar a medicação, não deve tomar uma dose extra para compensar o esquecimento. Pelo contrário, deverá manter a dosagem normal diária. Se tomar mais comprimidos do que aqueles prescritos pelo seu médico, deve contactá-lo de imediato.

Serão normalmente necessárias três semanas até começar a sentir os efeitos dos antidepressivos. É fundamental não se esquecer de tomar a medicação, pois caso contrário, o tratamento torna-se menos eficaz. Geralmente é recomendado que um tratamento dure no mínimo seis meses. No entanto, se já experimentou anteriormente episódios de depressão, então pode ser recomendado um plano de tratamento mais longo, com uma duração de dois anos.

Mesmo que se sinta melhor, não deverá interromper de repente a medicação. Parar subitamente pode levar a sintomas de abstinência, tais como:

– Perturbações no estômago;
– Sintomas febris;
– Ansiedade;
– Tonturas;
– Sonhos noturnos vívidos;
– Sensações no corpo idênticos a choques elétricos;
– Convulsões (ataques).

Se, ou quando o médico decidir parar o seu tratamento com antidepressivos, ele irá reduzir a dose gradualmente ao longo do tempo.

como tomar os antidepressivos