Fotos de Candidíase Oral (Imagens Reais)

A candidíase oral é uma micose, doença infeciosa, provocada por um fungo chamado Candida Albicans. Este microrganismo ataca qualquer zona da pele, mas sobretudo as zonas mais sensíveis, como as membranas e mucosas dos órgãos genitais, dos olhos e da boca. Neste último caso, esta doença denomina-se de candidíase oral candidíase orofaríngea, monilíase, estomatite candidal (Nome Popular: sapinho), e pode atacar tanto mulheres como homens.

Candidíase orofaríngea, tipo pseudomembranosa

Um dos principais responsáveis por esta doença é o uso abusivo de antibióticos. Estes, ao destruir grande parte das bactérias, irão diminuir boa parte da concorrência dos fungos, ficando estes livres para se propagarem à vontade. Isto também pode ocorrer em sistemas imunitários enfraquecidos.

Sintomas da candidíase oral

Os sintomas da candidíase oral estão ligados a alterações no aspeto e na sensibilidade das mucosas e membranas da boca. Assim, é normal a sensação de dor num paciente com candidíase oral. Esta doença irá também manifestar-se através de manchas brancas na língua, no céu-da-boca e na bochecha, e ainda, através da sensação de ardor e da diminuição do paladar. Por vezes, com a propagação do fungo para o esófago, poderá haver dificuldade em engolir, devido à dor que esse movimento provoca na pele lesada.

A candidíase oral ataca principalmente crianças, que geralmente não apresentam todos estes sintomas. Pelo contrário, em casos de sistemas imunitários enfraquecidos, o doente irá sofrer de praticamente todos os sintomas apresentados.

De seguida poderá ver algumas fotos da candidíase bucal (oral) provocada pelo fungo Cândida Albicans.

Imagens – Fotos de Candidíase Oral

22. Março 2013 by admin
Categories: Doenças fúngicas, Doenças infecciosas, Estomatologia, Fotos de Doenças, Infectologia, Medicina Interna, Micoses, Otorrinolaringologia | 2 comments

Comentários no Forum (2)

  1. Essas doenças são mts maléficas a saúde…
    E a melhor coisa q se tem a fazer….. É SE PREVINIR!!!!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *