O que causa abscesso de mama?

A maioria dos abscessos mamários ocorrem como uma complicação da mastite, uma infecção bacteriana, que faz com que o peito fique  vermelho e inflamado. A mastite geralmente afeta as mulheres que amamentam (mastite da amamentação), mas por vezes ocorre em mulheres que não estão a amamentar, embora sejam raros os casos em que isto acontece. A esta forma de mastite dá-se o nome de mastite periductal (onde o ducto sobre o mamilo fica inflamado e infetado).

Infecção bacteriana

A maioria dos abscessos são causados por uma infecção bacteriana. As bactérias geralmente entram no peito através de pequenas rachaduras ou fissuras na pele do mamilo, que por vezes se desenvolvem durante a amamentação.

A infecção também podem ser causada por um crescimento excessivo de bactérias que existem dentro dos ductos mamários (os pequenos tubos no interior da mama que transportam o leite para o exterior). Pode originar-se um crescimento excessivo de bactérias se o leite ficar preso num duto mamário que esteja bloqueado.

Quando as bactérias entram no corpo, o sistema imunológico (a defesa natural do organismo) tenta combatê-las através do envio de células brancas do sangue para a área afetada. À medida que os glóbulos brancos atacam as bactérias, algum do tecido no local da infeção morre, criando assim uma pequena bolsa oca.

Esta bolsa começa a encher-se de pus, formando então o abscesso de mama. O pus contém uma mistura de tecidos mortos, glóbulos brancos e bactérias. À medida que a infecção progride, o abscesso pode ficar maior e mais doloroso á medida que vai sendo produzido mais pus.