Causas de Aneurisma da Aorta Abdominal

A artéria aorta é o maior vaso sanguíneo do corpo humano. Ela transporta sangue rico em oxigénio do coração para o resto do corpo. A aorta é um tubo oco, com aproximadamente a largura de uma mangueira. A parede da aorta é feita de fibras elásticas.

O aneurisma na aorta ocorre quando parte da parede da aorta está enfraquecida. As grandes quantidades de sangue que passam pela aorta exercem bastante pressão sobre estas zonas enfraquecidas, causando a sua expansão e inchaço, formando então o aneurisma.

Fatores de risco para um aneurisma da aorta

Não são conhecidas exatamente as causas que levam ao enfraquecimento das paredes da artéria aorta. No entanto, vários fatores, muitos dos quais relacionados entre si, têm sido ligados ao aumento do risco de desenvolvimento de um aneurisma da aorta abdominal. Estes fatores estão descritos abaixo.

Fumar

Fumar é provavelmente o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta abdominal. Estudos descobriram que os fumadores têm sete vezes mais probabilidade de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal, que as pessoas que nunca fumaram. A quantidade de cigarros fumados aumenta esse risco.

Os Indivíduos que fumam regularmente mais de 20 cigarros por dia têm um risco dez vezes mais elevado que os não fumadores. O risco pode aumentar, já que fumar pode causar o endurecimento e o estreitamento das artérias (aterosclerose), e existem substâncias prejudiciais no tabaco que poderão danificar as paredes da aorta.

Aterosclerose

Aterosclerose é uma condição potencialmente séria, em que as artérias ficam entupidas por substâncias gordas, como por exemplo, o colesterol. Isto leva a que as artérias fiquem mais estreitas e endurecidas. Fumar, dietas híper calóricas e hipertensão arterial são fatores que irão aumentar o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Hipertensão arterial

Além de contribuir para o desenvolvimento da aterosclerose, a hipertensão arterial pode colocar maior pressão sobre as paredes da aorta.

Idade e sexo

Quanto mais velho for o indivíduo, maiores são as probabilidades de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal. Um estudo mostrou que um indivíduo com mais de 75 anos têm sete vezes mais probabilidades de ser diagnosticado com um aneurisma da aorta abdominal, que um indivíduo com menos de 55 anos. Os aneurismas da aorta abdominal são também mais comuns nos homens que nas mulheres. Os homens têm cinco vezes maiores probabilidades de serem diagnosticados com um aneurisma da aorta abdominal do que as mulheres.

Historial familiar

Ter no historial familiar casos de aneurismas da aorta abdominal significa que você tem um risco mais elevado de desenvolver um aneurisma. Um estudo mostra que indivíduos que têm um irmão ou irmã com um aneurisma da aorta abdominal, têm oito vezes mais probabilidades de desenvolver a doença que indivíduos com irmãos que nunca tenham sido afetados. Isto sugere que há certos genes que você herdou dos seus pais que o podem tornar mais vulnerável ao desenvolvimento de um aneurisma da aorta. Contudo, ainda não foram identificados quaisquer genes específicos.

Leia também: Tratamento para aneurisma da aorta abdominal.