Causas e Origem da Artrite Reumatoide

A origem e causa exata da artrite reumatoide ainda permanece desconhecida. Sabemos como é que esta doença ataca as articulações, mas ainda não se sabe o que ativa o ataque inicial. Existem algumas teorias que sugerem que uma infecção ou um vírus podem ativar a artrite reumatoide, mas nenhuma destas teorias foi até hoje provada.

Doença autoimune

A artrite reumatoide é uma doença autoimune. Este tipo de condição causa uma resposta imunitária do sistema de defesa contra o próprio organismo. Normalmente, o sistema imunitário fabrica anticorpos que atacam as bactérias e vírus, ajudando o corpo a proteger-se contra infecções. Se você tem artrite reumatoide, o seu sistema imunitário irá enviar anticorpos para o revestimento das suas articulações, onde, em vez de atacarem as bactérias prejudiciais, irá atacar os tecidos que rodeiam a articulação.

Membrana sinovial

A membrana sinovial é uma membrana (camada fina de células) que cobre cada uma das articulações. Quando os anticorpos atacam esta membrana, causam dor e inflamação. Esta inflamação causa a libertação de químicos, provocando a redução da espessura da membrana. Estes químicos podem também danificar os ossos, cartilagem (tecido conjuntivo elástico entre os ossos), tendões (tecido que liga o osso ao músculo), e os ligamentos (tecido que liga o osso à cartilagem). Os químicos levam a uma perda gradual da forma e alinhamento da articulação, e eventualmente, podem-na destruir completamente.

Genética

Existem algumas provas de que a artrite reumatoide pode ter algum fator genético (hereditariedade) envolvido. Os seus genes podem ser um agente interveniente no aparecimento e desenvolvimento desta doença. No entanto, ter um membro familiar com artrite reumatoide não significa necessariamente que irá herdar esta condição. Mesmo um gémeo idêntico de um indivíduo com artrite reumatoide tem apenas uma probabilidade de um em cinco para desenvolver esta doença. Assim, os genes não explicam tudo.

Hormonas

A artrite reumatoide é três vezes mais comum nos homens que em mulheres. Isto pode ser devido aos efeitos do estrogénio (uma hormona feminina). Vários estudos sugerem que o estrogénio pode estar envolvido no desenvolvimento e progressão desta doença. Contudo, isto ainda não foi provado de forma conclusiva.

Estilo de vida

Apesar de não ser uma causa direta da artrite reumatoide, existem algumas evidências que mostram que os fumadores têm uma probabilidade maior para desenvolver esta doença. As Pessoas que bebam regularmente mais que a quantidade máxima diária recomendada de álcool têm também um risco mais elevado.

mãos com artrite reumatoide