Causas da Doença de Addison

A Doença de Addison desenvolve-se quando a camada exterior das glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais (o córtex adrenal) está danificada, reduzindo os níveis de hormônios que ela produz.

Problemas no Sistema Imunitário

No Reino Unido, a causa mais comum de doença de Addison é uma deficiência do sistema imunitário, representando 70 a 90% dos casos.

O sistema imunológico é a defesa do nosso organismo contra infecções e doenças. Quando estamos doentes, o nosso sistema imunológico produz anticorpos (um tipo especial de proteínas que destrói os organismos portadores de doenças e toxinas). Estes anticorpos atacam a causa da doença.

No entanto, quando desenvolvemos um problema no nosso sistema imunológico, este pode começar a atacar os seus próprios tecidos e órgãos saudáveis. A este problema dá-se o nome de doença auto-imune.

Se o sistema imunológico atacar as suas próprias glândulas suprarrenais e prejudicar severamente o córtex adrenal, pode dar origem ao desenvolvimento da Doença de Addison. Quando 90% do córtex adrenal é destruído, as glândulas suprarrenais não são capazes de produzir quantidades suficientes de hormonas esteroides, cortisol e aldosterona. Uma vez que os níveis destes hormônios começam a diminuir, o paciente começa a experimentar sintomas da doença de Addison.

Ainda não é bem clara a razão pela qual algumas pessoas desenvolvem este problema no sistema imunológico, embora possa ocorrer em famílias (veja abaixo).

Genética

Algumas pesquisas mostram que algumas pessoas com determinados genes estão mais propensas a desenvolver doenças auto-imunes. Ainda não é certa a causa que leva esses genes a desencadear a doença e outras condições similares, mas isso não significa que existe um risco aumentado de desenvolver a doença de Addison se você ou um membro da família tiver outra doença auto-imune, tal como:

  • vitiligo – uma doença crônica (de longo prazo), que causa manchas pálidas e brancas na pele
  • diabetes tipo 1 – uma doença crônica causada pelo excesso de glicose no sangue
  • hipotireoidismo – hipoatividade da tireóide
Leia Também  Causas de um Abscesso Cerebral

Outras causas

A tuberculose é a causa mais comum de doença de Addison em todo o mundo. A tuberculose é uma infecção bacteriana que afeta principalmente os pulmões, mas também se pode estender a outras zonas do corpo. Ela pode causar a doença se danificar as glândulas suprarrenais.

Outras possíveis causas da doença de Addison incluem:

  • infecções – como as ligadas á AIDS ou infecções fúngicas
  • sangramento excessivo nas glândulas suprarrenais (glândulas adrenais), por vezes associadas a meningite ou outros tipos de graves de septicemia, sepse ou sépsis.
  • câncer – quando as células cancerosas de outras zonas do corpo se estendem para as glândulas suprarrenais
  • amiloidose – uma doença em que a amilóide, uma proteína produzida pelas células da medula óssea, se acumula nas glândulas adrenais e danifica-as
  • remoção cirúrgica das glândulas suprarrenais (adrenalectomia), por exemplo, para remover um tumor
  • um defeito genético das glândulas adrenais, o que significa que elas não se desenvolvem adequadamente ou não conseguem produzir hormônios.

Foto de Hiperpigmentação nos pés observada na doença de Addison

loading...

20. Março 2014 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *