Causas das Infecções Estafilocócicas

Existem muitos tipos de bactérias Staphylococcus, mas a maioria das infecções são causadas pela bactéria Staphylococcus Aureus (S. Aureus).

A infecção causada pela bactéria S. Aureus é bastante comum nos seres humanos e na maioria dos casos é encontrada no interior do nariz e sobre a superfície das axilas e nádegas. Normalmente estas bactérias não causam quaisquer sintomas. Quando uma pessoa tem estas bactérias a viver no seu organismo, mas não apresenta quaisquer sintomas, diz-se que está a ser colonizada por bactérias.

Na Inglaterra por exemplo, estima-se que 4 em cada 5 pessoas serão colonizadas pela bactéria Staphylococcus Aureus pelo menos uma vez na vida, e que 1 em cada 5 pessoas são colonizadas persistentemente ao longo da sua vida.

Infecções da pele

A infecção causada pela bactéria Estafilocócica (estafilococo) pode espalhar-se e transmitir-se através do ar, por contato pessoa-a-pessoa e também pode ser captada a partir de superfícies contaminadas. Uma vez que as bactérias entram em contacto com a pele, vão causar uma infecção onde houver uma maior concentração de bactérias na superfície da pele ou entrar no corpo através de uma abertura existente na pele.

As bactérias Estafilococos muitas vezes entram no corpo através de um folículo de cabelo inflamado ou por uma glândula oleosa. Elas também podem entrar através de uma pele danificada por queimaduras, cortes e arranhões, através de outras infecções ou por picadas de insetos.

Leucocidina de Panton-Valentine (PVL) produzida pelo Staphylococcus aureus

Apenas uma minoria das bactérias Staphylococcus Aureus produzem uma substância chamada Leucocidina de Panton-Valentine (PVL) que mata as células brancas, o que faz com que o organismo produza mais glóbulos brancos para continuar a combater a infecção.

As Cepas produtoras de bactérias PVL, portanto, são mais propensas a causar infecções cutâneas repetidas, como furúnculos e abscessos. No entanto, elas também podem causar doenças mais graves, tais como:

  • Septicemia – infecção do sangue causada por bactérias que se multiplicam no sangue;
  • Pneumonia – (inflamação) dos pulmões causada por uma infecção.

Infecções estafilocócicas invasivos

Em pessoas saudáveis, as camadas da pele e do sistema imunológico geralmente fornecem uma boa defesa contra uma infecção que se tenha desenvolvido na pele e que mais tarde se venha a espalhar ainda mais para dentro do organismo.

infecção por estafilococos invasivos geralmente só se desenvolve se você:

  • Tiver um sistema imunitário enfraquecido devido a uma condição médica subjacente ou devido a um efeito colateral do tratamento;
  • Usar um equipamento médico usado diretamente dentro do seu corpo;
  • Experienciar um trauma grave na pele, tal como uma ferida profunda ou uma grande queimadura.

Os equipamentos médicos que aumentam o risco de desenvolver infecções estafilocócicas invasivas incluem:

  • Equipamentos utilizados para realizar todos os tipos de diálise;
  • Cateteres urinários (um tubo usado para esvaziar a bexiga);
  • Tubos de alimentação;
  • Tubos de respiração.

Intoxicação Alimentar

A intoxicação alimentar é geralmente causada por alimentos contaminados com a bactéria estafilococos por alguém que lida com estes alimentos.

Se os alimentos não estiverem completamente cozidos, ou se não forem mantidos quentes ou frios,  as bactérias continuam a reproduzir-se quando entram em contato com o alimento. As bactérias, em seguida, produzem a toxina (veneno), que causa a intoxicação alimentar. No entanto, não é possível que uma intoxicação alimentar causada por estafilococos seja transmitida de pessoa para pessoa.

Causas de infecções estafilocócicas

Saiba como é identificada a doença através do Diagnóstico.