Causas das Varizes (veias varicosas)

As causas do aparecimento das varizes ou veias varicosas devem-se ao facto dessas veias terem as paredes e as válvulas enfraquecidas.

Válvulas enfraquecidas

Por dentro das veias existem pequenas válvulas que abrem para permitir a passagem do sangue e depois fecham para evitar que o sangue volte para trás. Por vezes as paredes das veias podem ficar alongadas e perder a sua elasticidade, fazendo com que as válvulas enfraqueçam. Se as válvulas não funcionarem corretamente, o sangue pode escapar e voltar para trás. Se isto acontecer o sangue irá acumular-se nas veias, fazendo com que estas aumentem de tamanho.

Os motivos pelos quais as paredes das veias alongam e as válvulas enfraquecem não é totalmente conhecido. Algumas pessoas desenvolvem este problema sem qualquer razão aparente.

Risco aumentado

Existem vários fatores de risco que podem aumentar a sua predisposição para desenvolver varizes (veias varicosas):

• género
• genética
• idade
• excesso de peso
• ocupação
• gravidez
• outras condições

Género

As mulheres têm uma maior tendência para sofrer de varizes do que os homens. Estudos sugerem que isto se deve ao facto das hormonas femininas relaxarem as paredes das veias, tornando as válvulas mais propensas a falhar. As hormonas são químicos produzidos pelo corpo.

Genética

O risco de desenvolver veias varicosas aumenta se um familiar tiver este problema. Isto sugere que as veias varicosas se devem aos genes (material genético que obtemos dos nosso pais). Leia um pouco sobre genética para obter mais informações sobre como herda as suas características físicas e comportamentais.

Idade

À medida que envelhece as veias começam a perder elasticidade e as válvulas deixam de trabalhar tão bem.

Excesso de peso

Ter excesso de peso coloca pressão extra sobre as veias, fazendo com as veias tenham de trabalhar mais para enviar o sangue de volta ao coração. Isto coloca pressão extra sobre as válvulas, tornando-as mais propensas a falhar. O impacto do peso do corpo no desenvolvimento de varizes aparenta ser mais significativo nas mulheres.

Ocupação

Algumas investigações sugerem que trabalhos onde as pessoas tenham de estar muito tempo de pé o risco de desenvolver veias varicosas aumenta. Isto deve-se ao facto do sangue não fluir tão facilmente quando estamos muito tempo de pé.

Gravidez

Durante a gravidez a quantidade de sangue aumenta para suportar o desenvolvimento do bebé. Fazendo com que as veias fiquem em esforço.
Com o aumento dos níveis hormonais durante a gravidez as pareces dos vasos sanguíneos relaxam, aumentando o risco de desenvolver varizes.

As varizes podem desenvolver-se quando o feto (útero) começa a crescer. À medida que o feto começa a expandir-se há um aumento da pressão sobre as veias na zona pélvica, podendo por vezes provocar veias varicosas. Apesar da gravidez poder aumentar o risco de desenvolver varizes, a maioria das mulheres nota melhorias nas suas veias após o nascimento do bebé.

Outras condições

Em casos raros as varizes podem desenvolver-se devido a outras condições. Estas incluem:
• coágulos sanguíneos anteriores
edema ou tumor na região pélvica
• vasos sanguíneos anormais

causas de varizes

Conheça também os melhores Tratamentos para varizes.

loading...

04. Novembro 2013 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *