Causas de um Abscesso Cerebral

Um abscesso é um inchaço cheio de pus causado por uma infecção com qualquer bactéria ou fungo. O abscesso é criado pelo próprio sistema imunológico como um mecanismo de defesa. Se o sistema imunológico não for capaz de tratar a infecção, ele irá tentar limitar a sua propagação, sendo que é disto que resulta o abscesso. O sistema imunológico vai usar o tecido saudável para formar uma barreira protetora ao redor da fonte da infecção para evitar que o pus possa infectar os outros tecidos.

Infecções no Cérebro

As infecções no cérebro são raras porque o corpo desenvolve uma série de defesas para proteger esse órgão vital. Uma delas é a barreira “sangue-cérebro”, que é uma membrana com alguma espessura que filtra as impurezas do sangue antes de permitir que este chegue ao seu cérebro.

No entanto, em algumas pessoas, por razões que nem sempre são totalmente claras, os germes podem passar por essas defesas e acabam por infetar o cérebro. As três formas ou vias mais comuns que os germes (bactérias) usam para entrar no cérebro são:

  • Germes que já infetaram uma das cavidades do crânio (como as orelhas ou o nariz) e que vão em direção ao cérebro e acabam por o infetar;
  • Germes que já infetaram outra parte do corpo, que ao entrar na corrente sanguínea, contornam a barreira hematoencefálica e, em seguida, infectam o cérebro;
  • Os germes que passam pelo crânio e entram no cérebro após o crânio ser danificado, por exemplo, depois de ter sido atingido por um objeto pontiagudo ou depois de um ferimento grave que tenha ocorrido.

No entanto,  em 1 em cada 7 casos, não é encontrada uma causa óbvia para a infecção se ter propagado até ao cérebro. As causas para o surgimento de um abscesso cerebral são explicadas em mais detalhe abaixo.

Complicação de uma infecção nas proximidades do crânio

Quando os germes (bactérias) já infetaram uma das cavidades do crânio (como os ouvidos (otite), nariz (sinusite) e mastoidite (infecção da estrutura do osso temporal), uma proeminência situada atrás da orelha. No passado estas eram as principais causas de abscessos cerebrais.

Quando as bactérias invadem o cérebro através da corrente sanguínea

As pessoas com um sistema imunitário enfraquecido têm um maior risco de desenvolver um abscesso cerebral a partir de uma infecção transmitida pelo sangue. Isso porque o sistema imunológico pode não ser capaz de lutar contra a infecção inicial.

Uma pessoa pode ter um sistema imunológico enfraquecido, se:

  • tiver uma condição médica que enfraqueça o sistema imunológico, como  por exemplo o HIV ou AIDS
  • receber um tratamento médico que enfraqueça o sistema imunitário, tais como a quimioterapia
  • realizar um transplante de órgãos e tomar medicamentos imunossupressores para evitar que o corpo rejeite o novo órgão

As infecções mais relatadas e os problemas de saúde que podem causar um abscesso cerebral são:

  • cardiopatia cianótica, um tipo de  doença cardíaca congênita (um defeito cardíaco presente no nascimento), onde o coração é incapaz de transportar oxigênio suficiente para todo o corpo (esta falta regular no fornecimento de oxigênio torna o organismo mais vulnerável a infecções)
  • fístula arteriovenosa pulmonar – É uma conexão (ligação) anormal entre uma artéria e uma veia nos pulmões. Como resultado, o sangue passa através dos pulmões sem receber oxigénio suficiente, o que também pode permitir que entrem bactérias no sangue e, em seguida, no cérebro,
  • infecções pulmonares, como pneumonia ou bronquiectasia
  • infecções do coração, tais como endocardite
  • infecções da pele
  • infecções no abdómen, tal como peritonite (uma infecção da mucosa do intestino)
  • infecções pélvicas, como a infecção do revestimento da bexiga (cistite)

Quando germes invadem o cérebro após um ferimento na cabeça

Um traumatismo direto no crânio também pode levar ao desenvolvimento de um abcesso cerebral e pensa-se ser responsável por 1 em cada 10 casos. As causas mais comuns relatadas incluem:

  • fratura do crânio causada por lesão na cabeça
  • estilhaços de bala

Em casos raros, o abscesso cerebral pode também ser desenvolvido após uma complicações de uma cirurgia.

40181_1_Layers.psd

» Conheça os principais sintomas de abscesso cerebral.