Celulite Infecciosa – Tratamento, Diagnóstico, Sintomas, Causas

A celulite infecciosa (não confundir com a celulite estética, popularmente conhecida como pele casca de laranja e em medicina como lipodistrofia ginóide) é uma infecção bacteriana das camadas internas da pele e tecidos internos (tecidos subcutâneos). O principal sintoma da celulite infecciosa é a zona da pele afetada ficar avermelhada, dolorosa ao toque e quente. Esta doença de pele infecciosa pode ter várias causas, mas a maioria dos casos deve-se à bactéria estreptococos do grupo A ou uma bactéria diferente chamada Staphylococcus Aureus.

A nossa pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. E é composta por 3 camadas principais:

  • Epiderme – superfície externa da pele e uma secção de células que o corpo usa para criar novas células da pele
  • Derme – camada média da pele que contém os vasos sanguíneos, glândulas sudoríferas e folículos de pelo
  • Hipoderme ou tecido celular subcutâneo – camada mais interna da pele que consiste numa camada de gordura e colagénio (proteína esponjosa) que ajuda a proteger o corpo e regular a temperatura

Causas

A celulite infecciosa desenvolve-se quando as bactérias, ou fungos, atravessam a superfície da pele para as camadas da derme e tecidos subcutâneos através de uma zona da pele danificada por corte, queimadura, picada etc.

Ter um problema de pele como eczema (dermatite) ou uma infecção fúngica nas unhas do pé (pé de atleta) pode provocar pequenas gretas na superfície da pele, tornando uma pessoa mais vulnerável á celulite infecciosa. Outros fatores de risco da celulite infecciosa incluem:

  • ter o sistema imunitário enfraquecido (as defesas naturais do corpo contra infecções e doenças) como resultado de doenças como o VIH ou diabetes, ou efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia
  • linfedema – condição que provoca inchaço dos braços e pernas, podendo por vezes ocorrer espontaneamente ou desenvolver-se após cirurgia para alguns tipos de câncer
  • uso de drogas intravenosas (drogas injetáveis como a heroína)
Leia Também  Dor de Garganta - Faringite e Amigdalite

Saiba mais em causas da celulite infecciosa.

Sintomas

Este tipo de celulite faz com que a pele afetada fique vermelha, inchada, quente e macia. A maioria das infecções afeta as pernas, mas pode afetar em qualquer zona do corpo. Fale com o seu médico imediatamente se alguma zona da pele ficar vermelha, quente e macia rapidamente. Se não conseguir uma consulta com o seu médico nesse dia, tente ir a unidade de cuidados de saúde.

Alguns sintomas da doença podem indicar que a infecção passou da pele a outras zonas do corpo, tais como o sangue. Estes sintomas incluem vómito, febre, respiração acelerada e confusão ou desorientação. Se experienciar algum destes sintomas, ligue para o 112 e peça aconselhamento.

Saiba mais em sintomas da celulite infecciosa.

Quem é Afetado?

A celulite infecciosa pode afetar pessoas de todas as idades, incluindo crianças. Em relação ás taxas de infecção estima-se que a doença afete ambos os sexos de forma semelhante. Na Inglaterra em 2009, foram admitidas no hospital cerca de 80000 pessoas com este tipo de celulite. No mesmo pais, o número anual de casos de celulite duplicou nos últimos 15 anos.

Como Diagnosticar

Normalmente o médico pode diagnosticar a celulite infecciosa através dos sintomas apresentados pelo paciente e examinando a pele. Antes de realizar o diagnóstico o médico poderá querer descartar outras doenças com sintomas semelhantes que possam igualmente fazer com que a pele fique vermelha e inflamada, como a dermatite de estase (também conhecida como eczema de congestionamento, dermatite de gravidade, eczema gravitacional, eczema de estase, e dermatite varicosa), condição da pele que dá vontade de coçar, provoca inflamação e por vezes ulceras na pele).

Se o paciente tiver uma ferida aberta na pele, o médico poderá fazer um esfregaço de células da ferida para avaliar qual o tipo de bactéria que está a provocar a infecção. No esfregaço usa-se uma espécie de cotonete para remover pequenos vestígios de tecido da pele para análise.

Leia Também  Pielonefrite (Infecção Urinária) - Tratamento, Causas, Sintomas e Diagnóstico

Poderá ser necessário o paciente realizar mais testes se os sintomas forem graves o suficiente para ter de ser internado no hospital. Normalmente os exames envolvem análises sanguíneas, eficazes para avaliar a gravidade da infecção e como está o organismo do paciente a responder aos antibióticos.

Tratamento

Normalmente a celulite infecciosa responde bem ao tratamento com antibióticos se for diagnosticada e tratada precocemente. Como precaução, e em casos mais graves o paciente pode ser internado no hospital nos casos que falhem ao tratamento com antibióticos orais.

Saiba mais em tratamento para celulite infecciosa.

Complicações

Em alguns casos de celulite infecciosa as bactérias desencadeiam uma infecção secundária em outro local do corpo, como no sangue (septicemia, sepse ou sépsis). Normalmente esses casos necessitam de tratamento hospitalar para tratamento endovenoso com antibióticos (antibióticos injetados diretamente na veia).

Em 2010, ocorreram 917 mortes por celulite em Inglaterra e País de Gales. A maioria destas mortes aconteceu em pessoas idosas.

Saiba mais em complicações da celulite.

Como Prevenir a Celulite Infecciosa

Nem todos os casos de celulite infecciosa podem ser prevenidos. Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas como precaução para reduzir o risco de desenvolver a condição. Estas envolvem algumas medidas para prevenir feridas na pele e como as tratar adequadamente quando ocorrem.

Tratamento para feridas na pele

Limpe e mantenha limpos quaisquer cortes, feridas, picadas etc. Lave a pele afetada com água da torneira e se necessário aplique um creme antissético. Mantenha a ferida tapada com um curativo ou faixa. Mude o curativo ou faixa sempre que este fique molhado ou com sujidade. Os curativos e as faixas reduzem o risco da ferida piorar e criam uma barreira protetora que impede a entrada de bactérias na pele.

Leia Também  Riscos e Complicações de um Abscesso Dentário

Higiene das mãos

Lave as mãos regularmente, em especial quando tratar ou tocar numa ferida ou outra condição da pele. Se tiver uma condição da pele que dê coceira, como o eczema atópico ou a varicela (catapora), mantenha sempre as unhas limpas e curtas. Se arranhar a pele e as unhas estiverem limpas e curtas, o risco de danos na pele e infecção serão reduzidos.

Mantenha a pele hidratada

Se a sua pele estiver seca ou for propensa a gretas, mantenha-a bem hidratada. A pele gretada torna-se num ponto de entrada para bactérias.

Prevenir a celulite infecciosa no linfedema

As pessoas com linfedema (condição que provoca inchaço dos braços e pernas) têm maior risco de desenvolver esta infecção que as outras. Isto porque o inchaço da pele que está associado ao linfedema torna-a mais vulnerável a infecções bacterianas. Se lhe foi diagnosticado linfedema, poderá ter de realizar uma toma de antibióticos durante duas semanas caso tenha os sintomas iniciais de celulite. Se tiver dois ou mais episódios de celulite infecciosa num ano, é normal a recomendação de uma toma de antibióticos a longo prazo para prevenir infecções futuras.

 

loading...

21. Janeiro 2014 by admin

Comentários no Forum (8)

  1. Poderiam, por favor,me indicar um especialista em celulite infecciosa na cidade do Rio de Janeiro?
    Obrigado

  2. Parabéns, a matéria é muito boa e muito bem colocada.
    Não tinha conhecimento até encontrar com uma amiga, que contou o caso de seu irmão com esse problema e que encontra-se internado e recebendo as medicações para combater a doença no braço.

  3. Gostaria de saber o creme hidratante mais indicado para a Celulite Infeciosa.

    Obrigado

  4. ótimo conteúdo ! eu não conhecia este tipo de doença mas e sempre bom prevenir … pois como escrito no artigo este tipo de doença da pele pode se generalizar e acabar em morte eu sofro de celulite comum e gostaria de saber se este tipo de doença pode se manifestar em qualquer pessoa ..

  5. fiquei com o joelho infalamado e a perna agora ta com inchaço fui ao ortopedista, ele me passou ou remedios fez uma ultra no joelho e disse que eu um pequeno derrame na articulaçao, depoi de uma semana voltaram as dores, e agora ele disse que pode ser uma celulite infecticiosa qual o especialista mais recomendado ao tratamento.

  6. estou com inchaço nos meus cotovelos o medico disse que é celulite infecciosa tomei uma besetacil e os meus cotovelos continuam muito inchado sera que é porque o remédio ainda não fez efeito.

  7. O que causa a celulite bolhosa ou infecciosa? porque apareci bolhas nos meus e pernas? Ja apareceu bolhas que viraram ulceras q chegou a estourar uma veia do meu tornozelo q tive q ser hospitalizada com hemorragia.
    Algum medico q possa me ajudar explicar?

  8. ate quantos dias vou deixar de fazer o que eu gosto apos o tratamento da celulite infecciosa?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *