Cominho

O cominho, de nome científico Cuminum cyminum L., é uma planta que pertence à família das Apiaceae. O Cominho tem a sua origem nas zonas do Mediterrâneo Oriental e do Egipto e é hoje em dia cultivado principalmente no México, Índia, África do Norte e nos Países do Médio Oriente. Da sua composição fazem parte taninos, óleos graxos, polissacarídeos, flavonóides e óleos essenciais.

cominho Cuminum cyminum

Utilização

Da planta utilizam-se as folhas e as sementes. São três as principais formas de usar esta planta medicinal que ajuda no tratamento e na prevenção de diversos problemas de saúde: em forma de chá, secando as suas folhas; através das suas sementes destiladas para a produção de salsichas, queixo e licores: e, talvez a mais comum e motivo pelo qual a planta é tão conhecida, sementes inteiras ou moídas com as quais de podem temperar assados, pães, carnes, sopas, assados, doces, bolos, queijos, etc.

Propriedades Medicinais

As propriedades do cominho passam pelo seu caracter antiácido, laxante, digestivo, diurético e vermífugo. Está indicado para o combate de sensação de enfartamento, problemas digestivos, gazes, dores reumáticas e vermes.

Chá de cominho

A preparação da tisana feita a partir desta planta medicinal deve obedecer ao seguinte: esmague o equivalente a uma colher de chá de sementes de cominho e coloque numa caneca comum com água a ferver. Deve deixar repousar, no mínimo, dez minutos. O seu consumo máximo por dia não deve ultrapassar os 200ml – em quantidades superiores poder-se-a tornar tóxico para o organismo.

Benefícios para a Saúde

Pela sua riqueza em ferro, proporciona o aumento da hemoglobina no sangue tornando-se assim um suplemento natural para a qualidade do mesmo ajudando por exemplo em casos de anemia. É um grande facilitador na absorção de nutrientes pelo corpo humano uma vez que aumenta o metabolismo do corpo. O uso desta planta medicinal reforça também as imunidades naturais do corpo pelas suas propriedades anti oxidantes; retarda por exemplo o crescimento de células cancerígenas no caso de cancro da mama e cólon.

O consumo do cominho melhoras as funções mentais em geral acelerando e recuperando a memória. Porque estimula a produção de enzimas é um aliado no alivio de doenças comuns ao nível digestivo: distensão abdominal, indigestão, diarréia, flatulência e náuseas.

sementes de cominho

A partir das sementes do cominho pode ser feito um tónico que é usado pela medicina tradicional para o tratamento de febre, tosse e dor de garganta.

Outros nomes pelos quais também é conhecida esta planta

Alcarávia, cariz, cominho-armênio, alcaravea, alcarovea, alquirevia, cominho de montanha, cominho dos prados, cominho-romano, cuminho.