Como Lidar com a Acne (Espinhas)

Geralmente a acne (espinhas) começa na puberdade, mas também pode afetar os adultos. Cerca de 80% dos adolescentes sofre de um tipo de acne e existem muitos mitos sobre as suas causas. Conheça alguns factos e detalhes sobre alguns tratamentos disponíveis.

A acne consiste no aparecimento de borbulhas dolorosas na pele, maioritariamente no rosto, mas também pode aparecer nas costas, ombros e nádegas. Se for grave, a acne pode até provocar cicatrizes.

O que Provoca a Acne?

A acne deve-se à forma de como a pele reage às alterações hormonais de cada individuo. A pele contém glândulas sebáceas que libertam secreções naturalmente, essas secreções são substâncias oleosas que ajudam a proteger a pele. Durante a puberdade (adolescência), os níveis elevados da hormona testosterona podem provocar uma sobreprodução de secreções. Acontece tanto em rapazes como raparigas.

As secreções sebáceas podem bloquear os folículos de pele. Quando as células mortas da pele se misturam nesse bloqueio dos folículos ocorre a formação de pontos (borbulhas). As bactérias na pele, presentes nesses pontos, multiplicam-se provocando dor e inchaço (inflamação). Existem diferentes tipos de borbulhas (pontos):

  • pequenos pontos pretos, poros bloqueados;
  • pequenos pontos brancos, duros com o centro branco;
  • pústulas (pontos com muito pus visível);
  • nódulos (caroços duros, altos e dolorosos por baixo da pele.

Quando a pele fica vermelha e inflamada chama-se acne inflamatória. Esta deve ser tratada rapidamente para evitar cicatrizes. Tente não espremer ou rebentar os pontos de acne pois pode fazer com que estes inflamem e deixem cicatrizes. Eles desaparecerão sozinhos, mas a pele poderá ficar vermelha durante algumas semanas ou meses. Existem determinadas situações de estresse que podem desencadear uma crise de acne. Por exemplo nas mulheres, essa crise pode ser desendadeada pelo ciclo menstrual. Por vezes durante a gravidez a grávida também pode desenvolver acne.

Se sofre de acne, lave a pele com cuidado com uma solução de limpeza suave e use sempre um hidratante sem óleos. Esfregar ou esfoliar a pele pode irritá-la, fazendo com que esta fique ferida e dolorosa.

Mitos Sobre a Acne

Existem vários mitos sobre o que causa a acne:

Alimentos

Muitas pessoas dizem (e escrevem) que comer chocolate ou alimentos gordurosos provoca acne, mas não é verdade. Não existem provas cientificas de que a acne se deve ao que comemos. No entanto, seguir uma dieta equilibrada é sempre bom para a sua saúde em geral, logo coma o mais saudavelmente possível.

Má higiene

Algumas pessoas acreditam que a acne se deve a uma má higiene pessoal, mas também não é verdade. Se tiver que contrair acne, vai contrair independentemente das vezes que limpa a sua pele. Limpar a pele muitas vezes pode até piorar a condição ao remover os óleos protetores da pele.

Maquiagem

Também existe um mito de que usar maquilhagem pode provocar acne, mas não há evidências que o provem. Quanto menos vezes tocar na sua pele, menos bactérias serão espalhadas. Antes de aplicar maquiagem lave sempre as mãos e remova-a sempre antes se deitar.

Tratamentos para Acne

Normalmente as espinhas desaparecem sozinhas, mas isso pode demorar anos. Existem vários tratamentos que podem ajudar a acabar com a acne mais rapidamente. Existem alguns tratamentos sem receita médica que podem ajudar a lidar com a acne ligeira. Fale com um farmacêutico sobre o tratamento que melhor poderá ajudar no seu caso e quanto tempo poderá ser necessário. Poderá não ver resultados durante as primeiras semanas.

Se os medicamentos de venda livre não ajudarem, existem tratamentos mediante receita médica. Marque uma consulta com o seu médico (Dermatologista) para este avaliar a severidade da sua acne e discutir consigo todas as possibilidades de tratamento. Não tenha medo de dizer ao médico como a acne afeta a sua vida e como este inconveniente faz com que se sinta.

A acne ligeira, não inflamatória, consiste em pontos brancos e pontos negros. Alguns dos tratamentos disponíveis para a acne ligeira incluem a aplicação de géis ou loções que contenham retinoides (vitamina A), antibióticos tópicos (aplicados na pele), peróxido de benzoíla (um antibacteriano) ou ácido azelaico.

Estas medicações ou combinação de ambas, podem também ser usadas para tratar a acne inflamatória ligeira-a-moderada, que desenvolva pústulas e nódulos. Poderá demorar entre oito semanas até começar a ver melhorias na sua pele, e o tratamento pode ter de ser continuado até seis meses. Nas mulheres, as pilulas contracetivas que contêm estrogénio, podem ajudar a eliminar as espinhas.

Se sofrer de acne grave (severa), o dermatologista irá prescrever-lhe uma medicação mais forte como a isotretinoína (roacutan). Saiba mais sobre o tratamento da acne, incluindo o tratamento com isotretinoína.

Foto de Acne Cística (nódulo-cística) Severa