Como Prevenir as Infecções Estafilocócicas

Você pode ajudar a prevenir infecções estafilocócicas, praticando uma boa higiene pessoal de forma a evitar que os germes se espalhem. Pois caso você tenha um sistema imunológico enfraquecido, vai precisar tomar precauções extras.

Infecções cutâneas estafilocócicas

Você pode reduzir as hipóteses de desenvolver uma infecção cutânea estafilocócica ao:

  • Lavar as mãos regularmente;
  • Manter a sua pele limpa. É importante tomar pelo menos um banho por dia;
  • Manter todos os cortes e feridas limpas e cobertas.

Se estiver em contacto com alguém que tenha uma infecção estafilocócica da pele – por exemplo, se você tocar num local infetado ou no pus produzido por essa infecção, deve lavar muito bem as mãos com água morna e sabão.

Se você for o portador de uma infecção estafilocócica cutânea, remova qualquer pus existente na superfície da zona infectada imediatamente para evitar que a infecção se espalhe para outra zona do corpo. Limpe a área com um antissético ou com um sabonete antibacteriano.

Como o género de bactérias estafilococos são facilmente transmissiveis de uma pessoa para outra, qualquer toalha, pano e lençóis usados ​​por alguém com uma infecção estafilocócica não deve ser utilizado por outra pessoa. Estes devem ser trocados diariamente até que os sintomas desapareçam e lavados separadamente em água quente.

Infecções estafilocócicas invasivas

É necessário tomar algumas precauções extra se estiver em risco de desenvolver uma infecção estafilocócica devido a ter um sistema imunológico enfraquecido. Portanto, você deve:

  • Não fumar ou consumir drogas ilegais, porque estes irão enfraquecer ainda mais o seu sistema imunológico;
  • Seguir uma dieta saudável para ajudar a fortalecer o sistema imunológico;
  • Realizar exercício físico regularmente também ajudar a fortalecer o sistema imunológico;
  • Lavar as mãos regularmente, especialmente depois de ir á casa de banho, antes e depois de preparar a comida, e depois de passar algum tempo em lugares com muita gente.

Intoxicação alimentar por estafilococos

A melhor forma de prevenir a intoxicação alimentar estafilocócica é garantir que os alimentos sejam devidamente preparados e refrigerados. As pessoas com cortes infetados devem cobrir as feridas para garantir que estas não vão contaminar os alimentos durante a preparação dos mesmos.

Cozinhar os alimentos corretamente:

Certifique-se de que o alimento é cozido no interior e fica bem quente no meio. Quando aquecer alimentos, verifique se ficam bem quentes e nunca se esqueça de lavar os alimentos, mais de uma vez.

Refrigeração de alimentos corretamente:

É importante manter certos alimentos na temperatura correta para evitar o crescimento e multiplicação de bactérias nocivas. Verifique sempre as instruções no rótulo das embalagens para um armazenamento correto.

Os alimentos que necessitam de ser arrefecidos devem sempre ser guardados no frigorífico. Se estes alimentos forem deixados a repousar à temperatura ambiente, as bactérias podem crescer e multiplicar-se a níveis perigosos. Defina a temperatura do frigorífico para 0-5ºC (32 – 41ºF).

As sobras dos alimentos devem ser arrefecidas rapidamente, de preferência dentro de uma a duas horas, antes de serem colocadas no frigorífico. Colocar os alimentos em recipientes rasos e dividindo-os em pequenas quantidades irá ajudar a acelerar o processo de arrefecimento.

prevenir infecção por staphylococcus aureus

Conheça os principais Sintomas da doença.