Como ter as unhas bonitas? Para fazer um upgrade na imagem, não basta cuidar de um bom guarda-roupa e escolher uma boa maquilhagem. Há alguns pontos estratégicos que tornam a beleza feminina muito mais evidente. E tudo isto pode passar até por pequenos detalhes, como as unhas e as mãos por exemplo.

unhas bonitas

As mãos podem ser um dos pontos mais atrativos de uma pessoa e podem até revelar comportamentos sociológicos e de personalidade. Umas unhas roídas e mal tratadas são, por exemplo, indicadores de problemas de ansiedade ou de segurança. E desengane-se quem pensa que unhas roídas são apenas sinónimo de fealdade. Fazê-lo facilitará as infeções por fungos, bactérias e outras doenças dermatológicas.

O inverno e o verão são responsáveis, também, pela desidratação da pele e das unhas, que ficam enfraquecidas e feias (Leia: Como fortalecer as unhas fracas e quebradiças?). Sobretudo no verão, altura em que aumentam os banhos de mar, de piscina e de duche.

Dicas e Receitas Caseiras

Para ter unhas bonitas e saudáveis deve seguir algumas dicas e truques bastante práticos. O primeiro truque deve ser usado durante as atividades domésticas: use sempre luvas para lavar a louça ou roupa e quando mexer em detergentes. Quando pintar as unhas, use óleo de banana em vez de acetona para retirar o verniz das unhas.

Aliás, evite sempre usar acetona que tem sido considerada corrosiva quando usada nas unhas. Evite, também, fazê-lo sem interrupções. Deve fazer um intervalo mínimo de três dias para voltar a pintar as unhas, evitando assim, as marcas brancas. Tenha também em atenção a validade do seu verniz. Se notar que já está amarelado e sem o brilho inicial, o lugar do verniz é mesmo no lixo.

Sempre que fizer as unhas, desinfete o material que usa e que deve ser só seu. Além disso, quando cuidar dos seus pés, trate as unhas de 15 em 15 dias, para evitar que encravem ou que se estraguem. Tente, também, usar calçados mais abertos e secar bem os pés quando os lavar, para evitar que surjam fungos e bactérias.

Quando tomar banho, passe um creme hidratante nas unhas das mãos e dos pés, de forma a reter a água das células. Quando estiver no verão, tente manter as unhas curtas e quadradas, pois quanto mais compridas forem, mais facilmente se vão partir. Evite usar unhas postiças e de gel, que abafam a unha verdadeira e que ajudam à propagação de fungos.

Sabia que o mau estado das nossas unhas pode ser um sintoma de alguma doença grave? Saiba mais neste artigo » Alterações da Cor e Textura das Unhas e Possíveis Doenças.