Como tirar manchas da pele? A pigmentação da pele muda com frequência nalgumas zonas do corpo. Alterações provocadas por agressões exteriores, por fatores genéticos, alterações hormonais ou pelo aparecimento de doenças fazem com que, de vez em quando, surgam umas manchas de cor mais escura na zona do tronco, no pescoço, rosto e nos membros superiores.

manchas escuras na pele - melanoma(Ver mais Fotos).

Normalmente, a produção extra de melanina provoca estas manchas, que costumam estar mais associadas à exposição solar. Demasiado sol provoca estas manchas inestéticas, que mais tarde, fazem com que a pele pareça mais velha e mais desidratada. Por isso, para saber qual é o tratamento correto, há que conhecer quais são os tipos de manchas que surgem na pele.

Tipos de Manchas

O melasma é o tipo de mancha mais conhecido. Os pequenos pontos são espalhados no rosto, embora também possam surgir no pescoço e nos braços. Habitualmente, o melasma surge devido a alterações hormonais, como a toma da pílula ou uma gravidez. Também surge por causa da exposição solar, por isso, estas manchas podem ser prevenidas com a aplicação de proteção solar. Quando as manchas não desaparecem com tratamentos e cremes específicos, o ideal é apostar na aplicação de um peeling invasivo (Tratamento que faz uma esfoliação na pele), por exemplo a dermoabrasão (Leia: Indicações da Dermoabrasão).

Fotos de Manchas na Pele


(Veja a nossa galeria completa de fotos de pacientes com manchas na pele).

Os lentigos solares (também conhecidos como “manchas da idade”) são imperfeições na pele associadas com o envelhecimento e exposição à radiação ultravioleta do sol. Surgem nas zonas mais expostas da pele, têm uma forma arredondada e são mais escuras que as outras manchas, assemelhando-se mais aos sinais de nascença. Normalmente, são resultado de uma longa exposição solar. Podem até tornar-se em melanomas malignos, por isso o cuidado a ter com estas manchas deve ser redobrado.

A queratose seborreica (Ceratose seborreica) é um tipo de macha que pode surgir em qualquer lugar, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. São de origem genética e podem apenas ser removidas com tratamentos a laser.

manchas vermelhas na pele

Tratamentos Caseiros

Siga agora diferentes tipos de tratamentos que pode aplicar em casa, para remover ou tratar algum destes tipos de manchas.

Se quiser remover manchas provocadas pelo acne ou pela exposição solar, deve experimentar diariamente uma máscara de tomate, onde precisa apenas de colocar um tomate aberto e pressionar nas manchas. Lave a pele com leite de rosas, aplique uma máscara de iogurte natural batido com sumo de um limão e deixe atuar durante 20 minutos. Experimente passar água oxigenada e vá aplicando um pouco de bepantol na zona. Tenha também o hábito de realizar esfoliações (Leia: Esfoliação – Importância, Cuidados e Receitas Caseiras), uma vez por semana.

Se pretende retirar manchas deixadas por queimaduras, é recomendado fazer uma esfoliação e esfregar sumo de limão na região afetada. É recomendado aplicar o limão há noite e, depois de aplicado, lave a pele com água morna e sabonete. Se quer retirar manchas roxas da pele, no olho, deve aplicar uma compressa fria, molhada em água gelada e deixe repousar, no mínimo, durante dez minutos.

Se tiver uma mancha semelhante no corpo, provocada por pancadas, deve passar um bocadinho de azeite na região e faça uma pequena massagem. As manchas provocadas pela depilação que surgem nas virilhas e nas axilas, podem ser tiradas com um creme caseiro, fabricado com creme nívea, de lata azul, com um tubo de hipoglós, uma ampola de aerovit e um frasco de óleo de amêndoas. Aplique este creme, todos os dias, na região afetada.