Complicações da Artrite Reumatoide

Ter artrite reumatoide implica estar sujeito a um risco mais elevado de desenvolver outras doenças. Em baixo pode encontrar as várias complicações da artrite reumatoide.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo (também conhecida como síndrome do túnel carpal ou síndrome do túnel cárpico), ocorre quando existe demasiada pressão no nervo do pulso. Pode provocar dor, dormência e formigueiro nos polegares, dedos e parte da mão. Esta é uma doença comum em pessoas com artrite reumatoide.

Inflamação

Sendo a artrite reumatoide uma doença inflamatória, pode por vezes causar inflamação noutras partes do corpo. De seguida enumeramos essas regiões:

  • Pulmões: a inflamação do revestimento do pulmão, também chamado de pleurisia, causa dores no peito, particularmente quando respira profundamente;
  • Coração: a inflamação do tecido que envolve o coração, denominado de pericardite, causa dores no peito, de intensidade média a severa.
  • Olhos: a inflamação das glândulas dos olhos, chamada de Síndrome de Sjögren ou síndrome de Goujerot-Sjögren, irá causar olhos e boca seca. Quando a parte branca do olho é afetada (esclera), essa condição é chamada de esclerite.
  • Vasos sanguíneos: a inflamação dos vasos sanguíneos, conhecida como vasculite, é uma doença rara que causa a inflamação dos vasos sanguíneos. Esta condição pode levar à diminuição da espessura, enfraquecimento, estreitamento e ao aparecimento de cicatrizes nas paredes dos vasos sanguíneos. Em casos mais sérios, isso pode afetar o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos do organismo.

Rutura de tendões

Os tendões são peças de tecido flexíveis que conectam os músculos aos ossos. A artrite reumatoide pode causar a inflamação dos tendões, o que em casos de grande gravidade pode levar à sua rutura. Isto afeta mais comummente os tendões nas costas dos dedos.

Mielopatia cervical

Se você teve em alguma altura artrite reumatoide, então tem um risco mais elevado de desenvolvimento de uma mielopatia cervical, e pode ser necessária a realização de uma análise especial ao seu pescoço antes de realizar qualquer operação que implique anestesia geral.

Esta doença é causada pela deslocação das articulações no topo da espinha dorsal, o que coloca pressão sobre a espinal medula (medula espinhal). Apesar de ser relativamente pouco comum, é uma doença grave que pode afetar significativamente a sua mobilidade.

Complicações da Artrite Reumatoide

Saiba mais sobre Artrite Reumatoide