Riscos e Complicações das Varizes

As varizes ou veias varicosas podem dar origem a algumas complicações pois impedem o sangue de circular normalmente. A maioria das pessoas que sofre de varizes não tem complicações, mas se tiver, normalmente só acontecem vários anos após as veias varicosas aparecerem.

Algumas possíveis complicações das varizes são, sangramento (hemorragia), tromboflebite, .

Sangramento

As varizes superficiais podem causar sangramento se cortar ou ferir a perna. O sangramento pode ser difícil de parar. Deve deitar-se de costas, elevar as pernas e aplicar pressão sobre a ferida. Procure de imediato cuidados médicos se estas dicas não pararem o sangramento.

Tromboflebite

A tromboflebite é uma inflamação (inchaço) das veias nas pernas devido à formação de coágulos sanguíneos na veia. Isto pode acontecer nas varizes e pode:

• ser doloroso
• ter aspeto avermelhado
• dar uma sensação de calor

Quando a tromboflebite acontece numa das veias superficiais da perna é conhecida como tromboflebite superficial. A veia superficial é uma veia localizada logo abaixo da superfície da pele.

Tal como as varizes a tromboflebite pode também ser tratada com meias de compressão. Em alguns casos até com anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno.

Insuficiência venosa crónica

Se o sangue nas veias não fluir adequadamente, pode afetar a troca de oxigénio, de nutrientes e dos desperdícios da pele com o sangue. Se a troca for interrompida por longos períodos de tempo dá-se o nome de insuficiência venosa crónica. Por vezes a insuficiência venosa crónica pode levar ao desenvolvimento de outras condições como as descritas abaixo.

Eczema Varicoso (alergia em varizes)

O eczema varicoso é uma condição que faz com que a pele fique vermelha e escamosa. Também podem aparecer bolhas e crostas na pele. Por vezes esta condição é permanente.

Lipodermatoesclerose

A lipodermatoesclerose faz com que a pele fique dura e firme, podendo mudar para um tom vermelho ou castanho. Normalmente afeta a zona da pantorrilha.

Úlcera venosa

A úlcera venosa (úlcera de estase ou úlcera varicosa) desenvolve-se quando a pressão nas veias da perna aumenta. Isto faz com que os fluídos saiam da veia e se acumulem por baixo da pele. Normalmente as úlceras venosas formam-se na zona do tornozelo.

Deve falar com o seu médico assim que notar alguma mudança anormal na pele, tal como as mencionadas acima. Estas condições podem ser facilmente tratadas, mas há que receber tratamento o mais cedo possível.

Conheça alguns Remédios Caseiros Para Varizes.