Creme facial – Tipos de Pele e Recomendações

Ter uma pele bonita é saudável, é algo que hoje em dia todas as pessoas procuram, porém nem sempre é fácil, ou melhor nem sempre sabemos o que devemos fazer para tornar a nossa pele bonita e sublime.

creme facial

Como sabemos, a nossa pele é o maior órgão do nosso corpo, estando esta constantemente em contacto com inúmeras agressões externas, como é o caso do sol, do frio, da poluição, entre outros. São estes os principais elementos que contribuem negativamente para a sua vitalidade. Contudo para além de agressões externas a nossa pele também sofre agressões internamente, devendo-se estas essencialmente à prática de uma má alimentação, ao consumo excessivo de álcool e ao consumo de tabaco. Deste modo é fundamental incutir-mos no nosso dia-a-dia algumas práticas que nos permitam proteger a nossa pele contra todas estas agressões. Pois só assim permanecerá jovem por muito mais tempo. Eis algumas delas:

– Aplicar protetor solar diariamente;
– Usar sempre bálsamo labial;
– Evitar expor-se ao sol durante as horas de maior calor;
– Limpar a pele diariamente, com tónico e hidratante;
– Praticar uma alimentação saudável, rica em verduras, legumes e frutas, preferencialmente frutas antioxidantes, como é o caso dos frutos vermelhos;
– Evitar o consumo de tabaco;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Praticar exercício físico regularmente;

Como pode verificar não é assim tão difícil manter a sua pele bonita e jovem, contudo para além de tudo o que fora citado anteriormente, ainda existe um fator determinante para a saúde da sua pele, sendo este a sua hidratação.

Este é talvez um dos elementos mais importantes, pois é através da hidratação que a nossa pele se torna mais bonita e jovem. Como sabemos a nossa pele possui duas fontes de hidratação, sendo uma interna e outra externa. Quanto à hidratação interna, pode-se dizer que esta é feita através da ingestão de líquidos, por sua vez a hidratação externa é feita através da aplicação de cremes.

Ao longo de todo o ano, a nossa pele pode passar por fases em que se encontra mais ou menos hidratada, vejamos. Durante o verão a nossa pele encontra-se mais hidratada do que no inverno, isto porque durante o verão possui duas fontes de hidratação, sendo uma externa, feita através da aplicação de cremes e hidratantes e outra interna, feita através da ingestão de líquidos.

Por sua vez durante o inverno, a nossa pele também possui duas fontes de hidratação, contudo como durante o inverno ingerimos menos água do que no verão o seu nível de hidratação interno é muito menor do que no verão. Isto que de certo modo contribui para que a nossa pele fique com um aspeto ressequido e áspero. Deste modo durante o inverno devemos ter especial atenção para com a sua hidratação externa, de forma a colmatar o défice gerado pela hidratação interna. Sendo assim a utilização de cremes é imprescindível ao longo dos seus dias, essencialmente durante o inverno, pois caso contrário a sua pele ficará danificada.

Atualmente temos à nossa disposição uma grande gama de produtos que nos permite cuidar da nossa pele de uma forma correta, pois como sabemos nem todas as peles requerem os mesmos cuidados, logo antes de escolher qualquer tipo de produto é fundamental saber o seu tipo de pele, pois caso contrário o creme poderá não surtir os efeitos que desejava. Para além disso é muito importante ter o cuidado de não utilizar no rosto o mesmo creme que usa no corpo, pois a pele do nosso rosto é muito mais sensível do que a do corpo, logo ao utilizar um creme de corpo no rosto, os seus componentes poderão irritar e danificar a pele do seu rosto, uma vez que são componentes mais fortes.

Sendo assim para hidratar o seu rosto deverá ter especial atenção na escolha do creme que vai utilizar e tal como fora dito anteriormente este deve estar de acordo com o seu tipo de pele. Deste modo, e para que não lhe surjam quaisquer dúvidas na hora em que vai comprar o seu creme facial, seguidamente iremos dar-lhe a conhecer os diferentes tipos de pele, bem como todas as suas características.

Tipos de pele

A pele pode classificar-se em 5 tipos, pele normal, pele mista, pela seca, pele sensível e pele oleosa. Sendo que cada tipo requer um cuidado e tratamento especifico.

Pele normal

Entende-se por pele normal, a pele cuja textura é fina, possui suavidade e elasticidade e possui poros muito pequenos. Sendo assim de entre todos os tipos de pele a mais equilibrada, uma vez que poderá apresentar menos problemas e imperfeiçoes, como é o caso de espinhas e manchas.

Pele mista

A pele mista é talvez dos tipo de pele mais comuns, sendo esta considerada como a junção da pele seca com a pele oleosa, uma vez que possui determinadas zonas mais oleosas, como é o caso da zona T, testa, queixo e nariz e outras zonas mais secas, como é o caso da região dos olhos, bochechas e boca. Por sua vez, este tipo de pele também apresenta poros dilatados.

Pele seca

Tal como o nome indica, este tipo de pele apresenta um aspeto bastante seco, sendo talvez a pele que necessite de mais cuidados, uma vez que uma pele seca tem mais facilidade em envelhecer. Para além disso este tipo de pele poderá descamar facilmente e apresenta pouca elasticidade, isto que de certo modo contribui negativamente para o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Pele sensível

A pele sensível é o tipo de pele mais vulnerável às agressões externas, tendo assim mais facilidade em ficar irritada e inflamada. Para além disso este tipo de pele promove o aparecimento de vermelhidões, comichão, ardor e manchas. Quanto à sua textura é fina e muito sensível a cremes e outro tipo de cosméticos.

Pele oleosa

Tal como o nome indica, neste tipo de pele dá-se uma maior produção de oleosidade por parte das glândulas sebáceas. Em relação à sua aparência, apresenta poros muito dilatados e de tonalidade mais escura, devido à acumulação de impurezas sobre a pele. Este é o tipo de pele cujo aspeto é extremamente brilhante e gorduroso, o que de certo modo também contribui negativamente para a formação de espinhas.

Agora que já sabe tudo sobre todos os tipos de pele, não vai ter mais dificuldade em encontrar o creme facial que mais se adequa a si, porém caso ainda tenha dúvidas em relação ao seu tipo de pele poderá consultar um dermatologista.

Como pode verificar a hidratação é a base para uma pele jovem e saudável, deste modo a escolha de um creme facial indicado para o seu tipo de pele poderá ser fundamental para manter o seu aspeto jovem, tudo isto porque um simples creme facial poderá diminuir as suas rugas, proteger a sua pele contra agressões externas, proteger a pele contra o envelhecimento precoce e dar-lhe um aspeto mais saudável.

Outras recomendações

Tendo em conta a importância da hidratação da pele queremos ainda dar-lhe a conhecer algumas medidas fundamentais para a preservação da mesma. Onde com estas jamais ficará com a pele desidratada e sem vivacidade. Para além da utilização dos cremes faciais e corporais eis o que deve fazer:

– Evitar o uso de sabonetes com pH, prefira o uso de sabonetes de pH neutro;
– Evitar banhos demorados, devendo estes estender-se por um período máximo de 10 minutos;
– Evitar tomar banhos muito quentes, prefira o uso de água tépida;

E claro, acima de tudo deverá ter a preocupação de ingerir diariamente 1,5 litros a 2 litros de água.

Torne a sua pele bonita e jovem por muito mais tempo – Dê-lhe vida!