Dicas de Cremes Caseiros para Pele Madura

Ao longo de toda a nossa vida, o nosso corpo vai sofrendo inúmeras alterações, pois o fator tempo é algo incontornável. E claro, a nossa pele também acaba por ser prejudicada. Ao longo do tempo, a nossa pele vai amadurecendo, onde com isto começam a surgir as primeiras rugas, rugas estas que se vêm a intensificar mais tarde, a pele começa também a ganhar flacidez, perde elasticidade, começam a aparecer manchas e tem também tendência a ficar desidratada.

PELE MADURA

Deste modo pode-se dizer que com o tempo a nossa pele fica extremamente debilitada, até porque começa a perder grande parte do seu colagénio. Logo a sua pele, quando não cuidada desde cedo pode-se vir a tornar numa pele seca e sem vitalidade.

Tendo em conta todo o processo de envelhecimento cutâneo, é muito importante que cuide da sua pele ao longo de toda a sua vida, lembrando-se sempre que em cada idade a pele requer diferentes cuidados, pois uma pele madura requer muitos mais cuidados que uma pele jovem de 20 anos.

Outra coisa muito importante a referir, se pensa que ao usar cremes ou produtos que são indicados para uma pele muito mais madura que a sua, vai estar a proteger ainda mais a sua pele, engana-se, pois o uso de produtos inapropriados para a sua idade, pode vir a danificar ainda mais a sua pele, isto porque um creme para uma pele de 60 anos possui componentes muito mais fortes do que um creme para uma pele de 30 ou 40 anos, logo ao aplicar este tipo de cremes na sua pele, esta pode perder vir a perder grande parte da sua vitalidade e textura, uma fez que aos 30 ou 40 anos a pele não está preparada para interagir com componentes muito fortes.

Como sabemos o envelhecimento, tal como fora referido anteriormente é um processo natural. Contudo existem determinados fatores que contribuem negativamente para com este envelhecimento, ou seja podem levar a que pele envelheça de uma forma precoce. Deste modo, queremos dar-lhe a conhecer alguns dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.

– Raios UV;
– Tabaco;
– Poluição;
– Stress;
– Consumo excessivo de álcool;
– Prática de uma má alimentação;
– Falta de atividade física;
– Falta de cuidados de proteção e preservação da nossa pele;

Para além dos atores acima referidos, a falta de hidratação da nossa pele, também pode ser considerada como outro dos principais elementos responsáveis pelo seu envelhecimento precoce. Pois se a nossa pele não estiver bem hidratada, não estará protegida contra as agressões externas, como é o caso das alterações climatéricas, exposição solar excessiva, alterações ambientais, entre outras.

É importante ter a preocupação de manter a sua pele hidratada, isto para que esta quando se encontrar totalmente madura, seja uma pele bonita, radiante e ao mesmo tempo seja uma pele que não demonstre a sua idade. Antes de mais é fundamental saber através de que processos pode hidratar a sua pele, pois a hidratação pode-se fazer através de meios externos ou meios internos.

Hidratação interna

Entende-se por hidratação interna, a hidratação que é feita através da ingestão de água, podendo esta ser obtida através de líquidos ou alguns alimentos, como é o caso da melancia. Este tipo de hidratação permite-nos hidratar as camadas mais profundas e superficiais da pele, sendo esta feita através do processo de transpiração.

Hidratação externa

Entende-se por hidratação externa, a hidratação que é feita à base de cremes hidratantes. Deste modo este tipo de hidratação ocorre mais ao nível superficial da pele, porém não deixa de ser eficiente.

O nível de hidratação da nossa pele durante o verão é muito mais elevado do que no inverno, pois durante o verão ingerimos muito mais líquidos que no inverno. Deste modo para que possa ter uma hidratação plena durante o inverno deve conciliar ao máximo os dois tipos de hidratação, tendo o cuidado de aplicar diariamente cremes hidratantes e beber no mínimo 1,5 litros de água por dia. Caso contrário a sua pele poderá ressentir-se, ficando assim seca, sem brilho e sem vitalidade.

Tendo em conta que as peles maduras apresentam uma textura muito fina e compacta, o seu processo de hidratação é muito mais complicado do que a hidratação de peles mais jovens, pois as peles maduras têm maior dificuldade na retenção de líquidos, logo a sua hidratação natural vê-se diminuída. E tal como fora referido anteriormente, este défice de hidratação leva a que a nossa pele se torne ressecada e acumule líquidos em certas partes do rosto. Para além disso, devido à falta de hidratação a melanina começa a ser produzida de forma irregular, dando assim origem ao aparecimento de manchas na pele.

Como cuidar da pele madura

Tal como já fora referido anteriormente, a água é indispensável para que a sua pele madura permaneças saudável e bonita por muito mais tempo. Porém existem muitos mais cuidados que a poderão ajudar.

– Faça limpeza de pele duas vezes ao dia, uma de manhã e outra ao deitar-se;
Este tipo de limpeza não precisa de ser muito pesado, pois a utilização de um sabonete de ph neutro pode fazer a diferença.

– Use diariamente cremes, séruns ou loções, cujas suas propriedades possuam componentes antioxidantes, ácido hialurónico, fator Uv e estimulantes que permitam a fixação das moléculas de água à pele. Além destes componentes, os cremes com retinol, hidroquinona, reffermine, tretinoída e coezima Q10, também serão uma ótima opção para quem procura uma pele madura saudável.

Ainda falando dos cremes, deve optar por cremes específicos para todas as regiões do seu rosto e pescoço. Deste modo deve ter pelo menos 3 tipos de cremes, um para os olhos, outro para o rosto e outro para o pescoço. Devendo também ter em atenção o seu tipo de função, logo necessita de cremes específicos para o dia e para a noite.

– Faça tratamentos estéticos;
Quando a nossa pele já se encontra praticamente amadurecida, nem sempre conseguimos lidar da melhor forma com todas as consequências do tempo. Logo é a melhor altura para recorrer a alguns tratamentos estéticos, que lhe permitam voltar a rejuvenescer a sua face. Deste modo a realização de peelings, tratamentos com luz pulsada, tratamentos de radiofrequência, tratamentos a laser, e até mesmo a realização de cirurgias plásticas podem ser as melhores opções. Contudo tenha atenção para não cair em exageros.

Faça os seus próprios cremes

Tendo em conta que a utilização de cremes continua a ser a melhor opção para muitas pessoas, queremos dar-lhe a conhecer alguns cremes caseiros que poderão fazer milagres à sua pele. Para além destes serem bastante económicos, são muito simples de fazer e a sua eficácia é compensatória. A partir de hoje, poderá ser você a fazer os seus próprios cremes. No entanto lembro, que os cremes que hoje lhe propomos são especialmente indicados para peles maduras.

Máscara recuperadora de elasticidade

Com esta máscara poderá recuperar grande parte da elasticidade da sua pele e equilibrar o seu nível de ph.

Ingredientes
150 gramas de aveia triturada, uma gema de ovo e mel q.b.

Preparação: Coloque a aveia e a gema de ovo num recipiente, envolva tudo muito bem e vá adicionando o mel até que a máscara tenha a consistência desejada.Como aplicar?
Limpe antecipadamente a sua pele com uma loção exfoliante e uma loção tónica, depois lave a cara com bastante água, seque os excessos e aplique a máscara uniformemente sobre todo o rosto. Depois deixe atuar por 20 a 30 minutos e volte a lavar novamente a cara com água morna. Para finalizar passe um pouco de gelo sobre todo o rosto para que os poros se fechem.

Creme hidratante de bepantol e hipoglós

Creme ideal para a regeneração da pele, bem como para a sua hidratação.

Ingredientes
Uma colher de bepantol em pomada, uma colher de hipoglós em pomada e uma ampola de arovit.

Preparação: Coloque todos os ingredientes num recipiente, depois mecha o preparado até que todos os ingredientes se encontrem bem interligados.

Como aplicar?
A aplicação deste creme hidratante, é especialmente indicada para a noite, devendo assim ser aplicado sobre todo o rosto antes de dormir. Este não necessita de remoção, pois o objetivo do mesmo é hidratar a pele ao longo da noite.

Peeling caseiro

Ingredientes
Duas colheres de aveia em pó, uma colher de polpa de mamão e um iogurte natural.

Preparação: Para preparar este excelente peeling, necessita unicamente de misturar de forma homogénea todos os ingredientes.

Como aplicar?
Quanto à sua aplicação esta também é bastante simples. Deste modo deve aplicar o preparado sobre todo o rosto e deixar agir por um período de 15 a 20 minutos. Findo o tempo lave a face com água fria, de forma a que os seus poros fechem.
Para obter todos os benefícios que possam ser associados a este produto natural, é recomendado que repita as aplicações de 15 em 15 dias.

Creme caseiro de laranja

Este creme é uma ótima opção para quem tem a pele muito seca, uma vez que este propicia uma hidratação profunda de todas as camadas da pele.

Ingredientes
Uma cápsula de vitamina E, 50 ml de água de rosas, 3 gotas de extrato de semente de toranja, 2 colheres de sopa de óleo de jojoba, 1 colher de sopa de óleo de amêndoa, 1 colher de sopa de óleo de coco, 3 gotas de óleo essencial de palmarosa, 3 gotas de óleo essencial de néroli e uma colher de sopa de raspa de cera de abelha.

Preparação: Coloque os óleos numa panela juntamente com a raspa de cera de abelha, seguidamente leve ao lume em banho maria até que todos os ingredientes se interliguem. Seguidamente retire a panela do lume e adicione ao preparado a cápsula de vitamina E, depois adicione a água de rosas, devendo esta ser previamente aquecida e mecha o preparado até este se encontrar totalmente frio. Para finalizar deve adicionar ao seu creme as gotas de palmarosa, as gotas de sementes de toranja e as gotas de neróli. Depois é só envolver muito bem todos os ingredientes e o seu creme hidratante estará pronto.

Como aplicar?
Para aplicar este creme, deve aplica-lo uniformemente sobre todo o rosto e deixar atuar por um período de 10 a 15 minutos. Findo este tempo é só lavar a cara retirar o seu excesso e aplicar uma loção tónica.
Para obter todos os benefícios que este creme tem para si, é recomendado que o aplique semanalmente sempre antes de se deitar.

Como pode constatar cuidar de uma pele madura não é uma tarefa assim tão complicada. Deste modo se quer permanecer jovem por muito mais tempo, coloque em prática no seu dia-a-dia algumas das dicas que lhe propomos e dentro de pouco tempo os resultados falarão por si só.

12. Julho 2013 by admin

Um Comentário no Forum

  1. dicas de cuidaddos caseiros para pele oleosa no rosto e seca no corpo
    obrigado

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *