Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma inflamação na pele que ocorre quando uma substância à qual se é alérgico, ou com uma natureza irritativa, entra em contato com a pele. Sendo uma reação alérgica, é um problema localizado nessa pessoa, não sendo contagioso.

Foto de Dermatite de Contato

Esta reação pode manifestar-se em qualquer zona do corpo, ocorrendo mais vezes em crianças mais jovens, devido à sensibilidade da sua pele. No caso das crianças, um dos agentes mais comuns são os ácaros.

Nos adultos, a dermatite de contato está relacionado geralmente com o contato com uma determinada substância, como por exemplo, um perfume. Neste artigo poderá conhecer as causas, sintomas e tratamento para a dermatite de contato.

Causas da dermatite de contato

As causas para o aparecimento de dermatite de contato estão ligadas a agentes aos quais se é alérgico, e que provocam esta reação. Para se desencadear a dermatite de contato basta a pele entrar em contato com a substância. De seguida deixamos as substâncias mais comuns que iniciam uma crise de dermatite de contato.

– conservantes ou corantes alimentares;

– perfumes;

– sabonetes;

– pelos de animais;

– ácaros;

– produtos de limpeza;

– bijuteria (níquel);

– látex;

– borracha;

– tintas;

– solventes;

– medicamentos tópicos;

– plantas (por exemplo, carvalho venenoso ou hera).

Sintomas da dermatite de contato

Os sintomas da dermatite de contato ocorrem todos na pele, incluindo manifestações como coceira, vermelhidão, descamação, e nalguns casos, pequenas bolhas na zona afetada. Os sintomas da dermatite de contato mantêm-se enquanto o agente alérgico não for eliminado. Após a sua eliminação, os sintomas acabarão por desaparecer.

Leia Também  Coriza Constante

Tratamento para dermatite de contato

A melhor forma de iniciar o seu tratamento é evitar qualquer contato com a substância que desencadeou a dermatite de contato. Sendo um problema que sempre existirá, deve ao longo da sua vida evitar o contato com essa substância, de forma a prevenir futuras reações.

Para tratar o problema, deve então tomar um corticoide ou um anti-histamínico tópico, que irá combater a reação alérgica, e lavar a zona afetada com bastante água fria. Isto irá ajudar a reduzir a inflamação e a limpar quaisquer vestígios da substância que desencadeou a dermatite de contato.

Remédio caseiro para dermatite de contato

Para ajudar o tratamento médico, pode utilizar o seguinte remédio caseiro. O chá frio de tanchagem tem propriedades anti-histamínicas, logo, se lavar a zona afetada com este chá, estará a aliviar os sintomas e a ajudar a tratar a dermatite de contato. Conheça de seguida a receita do chá de tanchagem.

Ingredientes:

– folhas de tanchagem (30 g);

– um litro de água.

Como preparar:

Coloque a água ao lume, e quando levantar fervura, adicione as folhas e desligue. Tampe e deixe arrefecer. Quando ficar frio, coe e lave a zona afetada com este chá. Repita esta lavagem 3 vezes ao dia.

loading...

10. Julho 2014 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *