Dieta para Varizes (Alimentação adequada para veias varicosas)

Que alimentos posso comer para evitar as varizes nas pernas?

Fazer uma dieta adequada é a melhor forma de prevenir varizes ou veias varicosas. A adoção de uma dieta baseada em alimentos ricos em fibras, proteínas, rutinas, flavonoides, vitamina C e vitamina B pode ajudar a tratar pequenas varizes ou prevenir o seu aparecimento.

Conheça ainda alguns Alimentos que Melhoram a Circulação Sanguínea.

Falta de Proteínas

A falta de proteínas pode levar a um enfraquecimento das paredes das veias, o que favorece as varizes. Devemos evitar comidas ricas em gorduras saturadas pois estas aumentam os níveis de colesterol.

A principal fonte de proteínas deve ser legumes, como soja e frutos secos. Os não vegetarianos podem comer carne de aves e carnes brancas. De todas as formas, as carnes brancas devem ser controladas e ingeridas em quantidades moderadas.

Falta de Fibras

As fibras contribuem para a formação das paredes das veias. É necessária uma boa ingestão de fibras solúveis para manter as veias saudáveis e favorecer a circulação sanguínea, prevenindo assim a formação de coágulos sanguíneos e obstipação.

Flavonoides e Veias Varicosas

Os flavonoides têm propriedades cardiotónicas. Estes exercem um efeito tónico no coração, fortalecendo o músculo cardíaco e melhorando a circulação. Esta propriedade é atribuída principalmente ao flavonoide quercetina, mas parece menos intensa com outros flavonoides como a genisteína e a luteolina. Os flavonoides melhoram a força dos capilares, favorecendo a sua resistência, por isso são ideais para prevenir hemorragias.

Flavonoides por ordem de importância: hesperidina, quercetina e rutina.

Os flavonoides também têm propriedades anti trombóticas. A capacidade destes componentes de prevenir a formação de trombos nos vasos sanguíneos permite uma melhor circulação sanguínea e prevenção contra doenças cardiovasculares.

Rutina

O flavonoide rutina é rico em propriedades. Relativo às veias varicosas este pode melhorar a circulação devido às propriedades vasodilatadoras, previne a fragilidade capilar, reduz a hipertensão arterial, incluindo a tensão ocular ou glaucoma e previne contra o risco de AVC. A rutina também ajuda na absorção de vitamina C, prevenindo a sua oxidação.

Encontramos este componente em muitas plantas como morangos, mirtilos, arandos, citrinos (laranjas, limões, toranjas, tangerinas, etc.) alperces, chá, espinafres e agrião.

A rutina também se encontra disponível em suplementos (veja mais informação em “tratamentos naturais para varizes” abaixo).

Hesperidina

As propriedades do flavonoide hesperidina são as mesmas da rutina, no entanto esta é usada como um protetor dos capilares, tornando-a mais adequada ao tratamento das varizes, hemorroidas, ou em pessoas propensas a hematomas e pequenas veias na pele como as veias de aranha.

A hesperidina encontra-se em citrinos (laranjas, limões, toranjas, etc.). Encontra-se principalmente na pele e na membrana interior branca que rodeia o fruto, logo pode comer esta parte.

Quercetina

São vários os benefícios para o sistema circulatório que este flavonoide tem, tais como prevenção de doenças circulatórias comuns como a aterosclerose, colesterol, hipertensão, angina de peito ou varizes.

O chá verde é uma planta rica em quercetina, mas a cebola contêm mais, assim, comer cebolas é uma forma inteligente de obter este flavonoide. Podemos então considerar a cebola como um tratamento caseiro para as varizes.

Outras plantas com quercetina são as maçãs, frutos silvestres ou peras. Também pode ser encontrada em espinafres, couve, couve-de-bruxelas, aveia, manga ou alho.

Vitamina C

A vitamina C melhora a circulação sanguínea e fortalece os vasos sanguíneos ao promover o desenvolvimento de tecidos conjuntivos importantes, como o colagénio (colageno) e elastina. Ao mesmo tempo, devido às propriedades antioxidantes, a vitamina C pode prevenir que os radicais livres alterem a saúde dos vasos sanguíneos.

O uso desta vitamina, apesar de não tratar as varizes, melhora a condição destas evitando que piorem, especialmente quando combinadas com os bioflavonoides, presentes na maioria dos alimentos tem os dois componentes.

Citrinos como laranjas, limões ou toranjas, pimentos, vegetais de folha escura como couve ou brócolos são boas fontes desta vitamina. Outras plantas que contêm vitamina C incluem a couve-flor, rabanetes, couve-de-bruxelas, espinafres, bananas, maçãs, melões, melancia, cenouras, ananás, peras, papaia, cevada, alho, aipo, ervilhas, morangos, uvas, figos, feijões, chicória, mirtilos, batatas, abacates, rebentos de soja, romãs, coco, chirimoias, etc…

Vitamina E

As propriedades da vitamina E são semelhantes às da vitamina C quando se trata de veias varicosas. Além de um excelente antioxidante, alguns estudos indicam que esta vitamina pode dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. Algumas plantas com esta vitamina são gorduras vegetais: óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelãs, óleo de girassol, amêndoas tostadas e azeite. Outros alimentos com vitamina E são a manga e abacate.

Vitamina B

A vitamina B ajuda a melhorar a saúde cardíaca e dos vasos sanguíneos. Os cereais são especialmente ricos entre as plantas com esta vitamina (arroz, trigo, aveia, etc.); legumes (soja, ervilhas, lentilhas ou feijão seco, favas, etc.) ou frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, etc.).

Alimentos a evitar numa dieta para Anti-Varizes

Os seguintes alimentos devem ser evitados quando se pretende fazer uma dieta adequada para varizes:

  • cereais refinados: refinar estes alimentos retira-lhes fibra, por isso a ingestão de arroz branco, pão branco ou massa refinada não é aconselhado numa dieta para pessoas com veias varicosas. Deve evitar produtos feitos com farinha branca como bolachas, bolos, etc.
  • açúcares refinados: além de predisporem a obesidade, os açúcares refinados são baixos em fibras. Favorecem a obstipação, logo não se adequam a quem sofra de varizes. Os Bolos, guloseimas, ou doces em geral ricos nestes açúcares devem ser evitados.
  • alimentos salgados ou comidas com muito sal: o sal em excesso prejudica não só as veias varicosas como as próprias veias. Os alimentos conservados em sal não se adequam a pessoas com varizes; deve também minimizar a ingestão de azeitonas, sardinhas salgadas, anchovas, etc., ou outros alimentos ricos em sal.
  • álcool e café: devido às suas propriedades vasoconstritoras, o álcool e o café devem ser evitados. Fumar tabaco também deve ser evitado, pois constrange os vasos sanguíneos.

dieta para varizes