Doenças nos Olhos causadas pelo Tabagismo

Os efeitos do tabagismo nos seus olhos e visão podem ser significativos. Fumar tabaco ou estar exposto ao seu fumo pode causar danos na sua saúde, podendo também aumentar o risco de desenvolver várias doenças oculares, incluindo as seguintes:

Olhos irritados

Tal como o álcool afeta os olhos, fumar pode causar vermelhidão crónica nos olhos. O fumo do tabaco, mesmo quando inalado de forma passiva por crianças, pode alterar o filme lacrimal dos olhos, exacerbando a síndrome do olho seco e alergias oculares.

Degeneração macular

Pessoas que fumem têm um risco quatro vezes mais elevado de desenvolver degeneração macular relacionada à idade. Pessoas que tenham fumado no passado, têm um risco três vezes maior de ter uma forma mais severa de degeneração macular. Curiosamente, beber vinho em quantidades moderadas parece diminuir o risco de uma pessoa desenvolver a doença.

Cataratas

Fumar pode aumentar o risco de desenvolver cataratas, ou opacidade da visão, muito mais cedo, e provavelmente, muito pior que numa pessoa que não fume. Fumar reduz o fornecimento de antioxidantes para os olhos, o que pode levar ao desenvolvimento de cataratas.

Doença vascular

Fumar contribui para o desenvolvimento de arteriosclerose (endurecimento das artérias), que pode também contribuir para o aparecimento ou piora de doença vascular nos olhos. A oclusão das artérias e veias, e lesão no nervo ótico, podem causar uma perca significativa de visão, ou mesmo cegueira.

Orbitopatia Tiroideia

Pessoas com doença da Tireoide têm um risco muito mais elevado de desenvolver orbitopatia tiroideia (oftalmopatia  tiroideia, ou oftalmopatia de Graves) se fumarem. A doença de Graves, a forma mais comum de hipertireoidismo, por vezes provoca inflamação e inchaço dos tecidos moles e músculos que rodeiam os olhos, causando muitas vezes que os olhos inchem ou se projetem para fora das órbitas. Se você foi diagnosticado com a doença da tireoide, o seu médico irá provavelmente recomendar que pare de fumar imediatamente.

Leia Também  Fumar aumenta o risco de doenças oculares

Neuropatia Ótica

Fumar reduz o fluxo de sangue por todo o corpo, o que pode resultar em lesões no nervo ótico. A neuropatia ótica tóxica, causada pelo consumo de álcool metílico, irá resultar na rápida deterioração da visão e em cegueira irreversível, se não for tratada dentro de 24 a 48 horas.

Foto de olho com catarata

loading...

25. Fevereiro 2014 by admin

Um Comentário no Forum

  1. sentir um flax luminoso nos olhos e no outro dia acordar e sentir que apenas vê vultos,depois de um exame o médico diz que já só tem 10% de visão e manda a paciente para casa porque não encontra a razão…qual será a causa?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *