Entesite – Tratamento e Sintomas

A entesite é um processo inflamatório da entese (que é o nome dado ao local da ligação do músculo, tendão ou ligamento ao osso, ou seja, é o pontos de inserção). A entesite pode surgir como parte de uma série de doenças reumáticas, como a espondilite anquilosante, artrite psoriática, ou a artropatia reativa (síndrome de Reiter). , uma doença auto-imune que se desenvolve em resposta a uma infecção, em outra parte do corpo.

entesite por espondiloartropatiaRessonância magnética que mostra entesite do esqueleto apendicular por espondiloartropatia.

O exame clínico inclui o seguinte:

Dor nos tendões ligados aos ossos, músculos ou ligamentos.
Dores na inserção do tendão ao esticar
Sinais e sintomas de uma síndrome inflamatória: inflamação da área, vermelhidão e dor.

Sintomatologia

O principal sintoma desta inflamação é dor, normalmente durante a contração do músculo afectado, e sob condições normais normalmente não é assintomática. A articulação mais afetada é o calcanhar.

Tratamento

O tratamento depende sempre da localização e gravidade da doença, mas podemos referir, a fisioterapia, e as injeções com anestésicos locais – muitas vezes combinados com corticóides. Outros tratamentos:

  • Anti-inflamatórios, mas ineficaz.
  • Terapia por ondas de choque radiais:

Nos casos em que as dores se tornam crônicas, o tratamento onde se obtêm os melhores resultados é a terapia com ondas de choque radiais. Quando realizado uma vez por semana este tratamento consegue obter um alívio da dor após 5 a 20 sessões, dependendo da localização. Esta técnica é usada á vários anos, mas ainda é pouco conhecida. Poucos terapeutas, fisioterapeutas ou médicos dispõem destes equipamento devido ao seu elevado custo.

  • Tratamento com ultra-som e laser.