Escarlatina – Fotos da Doença

No final do artigo poderá ver algumas fotos da escarlatina. As imagens publicadas apresentam os principais sintomas da doença: língua em framboesa, descamação de pés e mãos e rash. A escarlatina é uma doença provocada pela infeção da bactéria Streptococcus pyogenes, e afeta sobretudo as crianças, especialmente do sexo masculino.

Geralmente a escarlatina ocorre como uma complicação de uma amigdalite estreptocócica, ou de uma faringite estreptocócica, surgindo normalmente passados dois dias após sentir os primeiros sintomas da doença inicial.

Os sintomas da escarlatina são vários, sendo o mais visível as manchas vermelhas que surgem na pele, e que são provocadas como uma resposta do organismo às substâncias tóxicas produzidas pela bactéria responsável pela escarlatina. De seguida deixamos o quadro completo dos sintomas desta doença.

- Febre;
– Descamação e vermelhidão da pele (eritemas), que se propagam a partir de um ponto às zonas envolventes. No entanto, a área em redor da boca, e as palmas dos pés e das mãos não são atingidos.
– Dores de garganta;
– Inflamação da língua (inicialmente fica amarela, mas com o evoluir da doença, descama e fica com um tom vermelho vivo).

Se a escarlatina não for convenientemente curada, poderá ter outros efeitos mais graves, tais como hemorragias no intestino, baço e estômago. Em casos menos comuns, mas mesmo assim, possíveis, poderão ocorrer problemas cardiovasculares, infeção nos tímpanos, inflamação dos rins, dores intensas nos tecidos moles, e ainda, convulsões.

A escarlatina tem como veículo de transmissão qualquer contacto entre fluidos corporais. Assim, a bactéria passa para outro indivíduo através da saliva, tosse, espirros, respiração. Eventualmente, poderá haver transmissão através do contacto com peças de vestuário ou outros objetos contaminados com a bactéria.

» Saiba mais sobre a Escarlatina.

Fotos de Escarlatina

De seguida poderá ver algumas fotos da escarlatina. As imagens publicadas de seguida apresentam os principais sintomas da doença: língua em framboesa, descamação de pés e mãos e rash.

 

Comentários no Forum (4)

  1. Desde 2º feira que o meu filho está com o corpo todo cheio de borbulhas, já fui ao médico mas disseram que não é escarlatina. Simplesmente passaram o atarax por causa da comichão. Tirando as borbulhas e a comichão será possivel ser escarlatina e não ter os outros sintomas?

  2. Queria saber se a escalartina atinge o coração ?

  3. escarlatina provoca cequeira?

  4. boa noite tenho uma duvida minha filha esta com escarlatina e até que ponto é contagiosa? e pode ser transmitida para mulheres gravidas e criansa até que idade? e dura quanto tempo esta doença?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *