Escarlatina – Fotos da Doença

No final do artigo poderá ver algumas fotos da escarlatina. As imagens publicadas apresentam os principais sintomas da doença: língua em framboesa, descamação de pés e mãos e rash. A escarlatina é uma doença provocada pela infeção da bactéria Streptococcus pyogenes, e afeta sobretudo as crianças, especialmente do sexo masculino.

criancas e bebes com escarlatina

Geralmente a escarlatina ocorre como uma complicação de uma amigdalite estreptocócica, ou de uma faringite estreptocócica, surgindo normalmente passados dois dias após sentir os primeiros sintomas da doença inicial. Saiba mais sobre a Dor de Garganta Relacionada com a Faringite e Amigdalite.

Os sintomas da escarlatina são vários, sendo o mais visível as manchas vermelhas que surgem na pele, e que são provocadas como uma resposta do organismo às substâncias tóxicas produzidas pela bactéria responsável pela escarlatina. De seguida deixamos o quadro completo dos sintomas desta doença.

- Febre;
– Descamação e vermelhidão da pele (eritemas), que se propagam a partir de um ponto às zonas envolventes. No entanto, a área em redor da boca, e as palmas dos pés e das mãos não são atingidos.
– Dores de garganta;
Inflamação da língua (inicialmente fica amarela, mas com o evoluir da doença, descama e fica com um tom vermelho vivo).

Se a escarlatina não for convenientemente curada, poderá ter outros efeitos mais graves, tais como hemorragias no intestino, baço e estômago. Em casos menos comuns, mas mesmo assim, possíveis, poderão ocorrer problemas cardiovasculares, infeção nos tímpanos, inflamação dos rins, dores intensas nos tecidos moles, e ainda, convulsões.

A escarlatina tem como veículo de transmissão qualquer contacto entre fluidos corporais. Assim, a bactéria passa para outro indivíduo através da saliva, tosse, espirros, respiração. Eventualmente, poderá haver transmissão através do contacto com peças de vestuário ou outros objetos contaminados com a bactéria.

Saiba mais sobre a Escarlatina – Seus Tratamentos, Sintomas, Causas e Formas de Transmissão.

Fotos de Escarlatina

De seguida poderá ver algumas fotos da escarlatina. As imagens publicadas de seguida apresentam os principais sintomas da doença: língua em framboesa, descamação de pés e mãos e rash.

19. Março 2013 by admin
Categories: Dermatologia, Doenças bacterianas, Doenças infecciosas, Fotos de Doenças, Infectologia, Medicina Interna, Pediatria | 4 comments

Comentários no Forum (4)

  1. Desde 2º feira que o meu filho está com o corpo todo cheio de borbulhas, já fui ao médico mas disseram que não é escarlatina. Simplesmente passaram o atarax por causa da comichão. Tirando as borbulhas e a comichão será possivel ser escarlatina e não ter os outros sintomas?

  2. Queria saber se a escalartina atinge o coração ?

  3. escarlatina provoca cequeira?

  4. boa noite tenho uma duvida minha filha esta com escarlatina e até que ponto é contagiosa? e pode ser transmitida para mulheres gravidas e criansa até que idade? e dura quanto tempo esta doença?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *