Estrias – Causas, Prevenção, Cor, Receitas e Tratamentos

As estrias são verdadeiras dores de cabeça para o sexo feminino. Não só porque as mulheres acham que as deixam mais feias, mas também porque são quase impossíveis de eliminar, depois de aparecerem. As estrias, são pequenas cicatrizes que ocorrem na pele quando esta é muito esticada e de forma demasiada rápida, por motivos diferentes.

estrias no peito (seios) em homens e na garriga durante a gravidez

Causas

A gravidez e a oscilação do peso são casos onde o aparecimento de estrias é mais comum, num curto espaço de tempo. Surgem também devido às alterações hormonais, à musculação excessiva e à predisposição genética de cada pessoa. Alguns fatores genéticos como a quantidade e a qualidade das fibras de colagénio e de elastina que temos na nossa pele e fatores hormonais que surgem repentinamente são causas suficientes para surgirem estrias.

Prevenção na Gravidez

Durante a gravidez, a prevenção deve ser redobrada. As estrias são mesmo muito comuns porque a pele estica muito rápido. Por isso, a aplicação de cremes hidratantes em zonas como a barriga, o peito e as costas (aquelas que sofrem mais alterações durante a gravidez) é essencial. Uma grávida deve, também, ter cuidado com os quilos que ganha durante a gravidez. Um quilo por mês é o suficiente para não criar estrias, tal como beber bastante água.

As Cores das Estrias

Normalmente são de diferentes cores: brancas, vermelhas ou roxas, dependendo do estado de avanço das estrias. Inicalmente as pequenas linhas que se vão formando aparecem a cor de rosa. O seu estado evolui para uma cor mais avermelhada e, quando já se tornam quase impossíveis de retirar, as estrias ganham uma cor esbranquiçada. Existem, também, zonas mais críticas onde as estrias aparecem com maior frequência. A zona do peito, rabo, coxas, barriga e costas são algumas das zonas mais afetadas.

Leia Também  Complicações do Impetigo

A prevenção deve ser feita logo desde cedo. Existem muitos cremes, que, aliados a uma boa alimentação e a uma boa rotina de exercícios físicos ajudam a prevenir o aparecimento de novas estrias e a tornar menos visíveis as que já existem. Escolha um creme que contenha colagénio, uma propriedade que devolve elasticidade à pele e ao músculo. Os óleos essenciais como o de amêndoas doces também é uma boa opção para ajudar a hidratar a pele.

Receita Caseira para Estrias

Há ainda alguns truques caseiros que podem ser seguidos, duas a três vezes por dia. Coloque um pouco de azeite num algodão e passe na pele. Deixe atuar até a pele absorver todo o azeite e depois passe água de rosas. Poderá notar que a vermelhidão da pele vai desaparecendo ao longo do tempo. Pode também testar o truque da cenoura. Esmague um pouco do vegetal e aplique na zona afetada pelas estrias e deixe atuar durante cerca de cinco minutos. Para disfarçar as estrias, aplique um pouco de maquilhagem ou de auto-bronzeador.

Tratamentos estéticos

Laser: Um tipo de laser muito utilizado para reduzir as estrias é o Laser Fracionado de CO2.

Dermoabrasão: É realizada uma exfoliação da pele que elimina a camada superficial. Isso também, ajudando assim na produção de colágeno e elastina. (Conheça as indicações da deremoabrasão).

Ácidos: Tratamento realizado com aplicação de misturas á base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que promovem a formação de colágeno novo.

Peeling

loading...

02. Abril 2013 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *