Exercício Físico para Pacientes com Artrite

Se você tem artrite, manter-se ativo através de atividade física regular pode ajudá-lo a lidar a com o seu problema. No entanto, é importante que encontre o tipo e o nível ideal de exercício a praticar.

A atividade física regular pode ajudá-lo a manter um peso saudável, melhorar a sua postura, e reduzir as hipóteses de vir a desenvolver osteoporose (ossos fracos e quebradiços).

Num inquérito realizado pela “Arthritis Care” www.arthritiscare.org.uk, 57% das pessoas com artrite afirmaram que tinham encontrado no exercício físico uma forma efetiva de lidar com os seus sintomas.

Programa de exercício físico

Existem três tipos de exercícios, que quando combinados, resultam num bom programa de fitness. Eles são:

  • Amplitude de movimento – este tipo de exercício irá ajudar a melhorar a força e flexibilidade, e promover uma boa postura; como exemplos temos, a natação, tai chi e o golfe.
  • Fortalecimento – este irá ajudá-lo a construir os seus músculos, o que depois lhe dará um suporte mais forte para as suas articulações; como exemplo temos a musculação.
  • Aeróbico – este tipo de exercício irá aumentar os seus batimentos cardíacos, o que ajudará a melhorar o seu nível físico através do fortalecimento do coração; alguns dos melhores exercícios aeróbicos são, a caminhada, o ciclismo e o ténis.

Manter-se fisicamente ativo dá-lhe a melhor hipótese possível para lidar efetivamente com os sintomas provocados pela artrite. O exercício físico é também essencial para minimizar o desenvolvimento de um grande número de problemas de saúde.

Encontrar o nível ideal

Encontrar o nível adequado de exercício físico é muito importante se estiver a tentar ganhar benefícios de saúde através do treino. Tente ser realista relativamente à quantidade de exercício que você é capaz de realizar, e escolha uma atividade que lhe dê prazer. Você pode experienciar alguma dor quando iniciar um novo programa de exercícios.

Isto acontece frequentemente devido à utilização de músculos que não estava habituado a usar. No entanto, se sentir alguma dor para além de duas horas após o exercício, ou se tiver dores nas suas articulações, então deverá consultar o seu médico ou fisioterapeuta antes de voltar a realizar o exercício novamente.

Exercício Físico na Osteoartrite

Confira em baixo algumas dicas para realizar exercício físico com osteoartrite:

  • O Exercício regular pode ser a melhor forma de ajudar a reduzir os sintomas de osteoartrite. Ao manter-se fisicamente ativo irá fortalecer os músculos que rodeiam as suas articulações, o que irá reduzir futuras deteriorações nas articulações.
  • Exercitar-se irá ajudar a manter um peso saudável, o que significa que terá menos peso em cima das suas articulações.
  • Um programa de exercícios moderado é bem mais benéfico que um programa violento e extenuante. Demasiado exercício físico irá causar mais dor e degeneração das articulações.
  • Tente fazer pequenos exercícios todos os dias para melhorar a sua amplitude de movimentos.
  • Nunca force uma articulação quando sentir dor.

Exercício Físico na Artrite Reumatoide

Em baixo pode encontrar um conjunto de dicas para pessoas com artrite reumatoide:

  • É muito importante as pessoas com artrite reumatoide terem um equilíbrio correto entre o descanso e a atividade física.
  • Você pode realizar exercício físico, mesmo durante uma crise, mas deverá reduzir a intensidade da atividade.
  • Tente fazer exercício apenas quando se sentir menos cansado, e com mais energia.
  • Tente fazer pequenos exercícios todos os dias para melhorar a sua amplitude de movimentos.
  • Exercitar-se durante a manhã pode ajudar a reduzir a rigidez matinal.
  • Os Exercícios que construam e fortaleçam os músculos podem ajudar a proteger e suportar as articulações.
  • A natação, o ciclismo e as caminhadas são exercícios de impacto baixo, e particularmente bons para pessoas com artrite reumatoide.
  • Concentre-se em manter sempre uma postura correta, principalmente durante as atividades físicas.

Series of female office worker doing stretching exercises, ideal for use as promoting healthier lifestyle for those working in office condition.

Conheça os Alimentos Bons e Maus para a Artrite