Fel da terra (Centaurea)

Fel da terra, de nome científico Centaurium erythraea Rafn, faz parte da família das Gentianaceae. É uma planta nativa da Europa e semeada por todo o continente americano. A planta cresce quer em terrenos pantanosos quer em zonas áridas como dunas.

Centaurea fel da terra

É uma planta pequena que pode variar entre os 7 e os 30 cm de altura e tem caracter anual.

As suas folhas têm a forma oval e apresentam uma coloração verde clara. As flores que produz são providas de bracteas e a sua coloração varia entre o rosa claro e o encarnado. Por conter diversos compostos iridóides, esteróis, taninos e flavonóides, Fel da Terra é assim denominado por o seu paladar ser predominantemente amargo. A planta é também conhecida por erva-da-febre, erva-do-centauro, erva-de-quiron e centáurea-menor.

Propriedades Medicinais

Os principios activos que a planta possui e que a tornam favoráveis ao tratamento e combate de úlceras, feridas, eczemas e chagas, dor de barriga, tosse, cansaço, inapetência, estômago, febre alta, hepatite e febres. Possui propriedades tónicas. antipiréticas, cicatrizantes e calmantes, coleréticas, hipoglicemiantes e laxantes.

Os principios activos da planta são imensos, assim: compostos iridóides: genciopicnna, genciopicrosideo, centaurosideeo, centapicrina, eritrocentaurina, eritaurina, a swertiamarina, dihidrocornina, amarogen-cianina, amarogencrina, gentiopicrina e gencioflavosídeo. Compostos alcalóides como: gentianina, gentianina, gentioflavina, gentianidina.

Compostos tetraoxigenados: dimetileustomina, eustomina, trimetoxixantona, methylswer-tianina, methylbellidifolina. Enzimas como: 3-hidroxibenzoato, a benzofenona sintáse, hidroxilase de xantona. Ácidos fenólicos: hidroxibenzóico, vanílico, protocatechuico, siríngico, betacumárico, sinápico, caféico, ferúlico. Ácidos tereftálicos: B-amirina, monohidroxie, sitosterol e eritrodiol, ácidos crataegolico e oleânico.

Outros esteróis como: campes-terol, B-sitosterol, estigmasterol, e brassicasterol. E, por fim, óleo essenciais como as saponinas esteroidais, yamogenina, gitogenina, trigofenosídeosAa G, aglicona, diosge-nlna, smilagenina, tigoge-nina, yucagenina.

Benefícios para a Saúde

Para fins medicinais dá-se uso à planta inteira e o seu consumo aumenta a produção de secreções gástricas quando usada por algum tempo – que por consequência estimularão o apetite e melhorarão a digestão – sendo este facto que a tornou conhecida sobretudo no combate a estados de anorexia.

Contra Indicações

O uso do Fel da Terra está desaconselhado para indivíduos com hipertensão severa (Leia: Hipertensão Arterial – Causas, Sintomas, Tratamento e Alimentos a evitar), portadores de doenças do fígado e com distúrbios na coagulação do sangue.

Chá de Fel da Terra

O chá deve ser preparado juntando uma colher de folhas do Fel da Terra a uma caneca de água fria. Deve deixar a mistura em repouso durante pelo menos oito horas e aquece-la antes de a ingerir. O chá deve ser consumido imediatamente antes das refeições e três vezes ao dia.

especies diferentes de centaurea (fel da terra)