Flatulência – Causas e Tratamento

A flatulência é a passagem de gás formado no sistema digestivo para o exterior. Os termos mais comummente usados são “pum” ou “peido”. Quando alguém liberta gases, é geralmente motivo de riso, mas a flatulência excessiva pode ser embaraçosa e fazê-lo sentir-se desconfortável junto das outras pessoas. No entanto, a flatulência pode muitas vezes ser controlada com mudanças na sua dieta e estilo de vida. A flatulência é um processo biológico natural, e é algo que todos experimentam regularmente. Algumas pessoas dão “puns” apenas algumas vezes por dia, outros muito mais. No entanto, diz-se que a média são cerca de 15 vezes por dia.

Causas da Flatulência

Quando ingerimos alimentos, água ou saliva, também engolimos pequenas quantidades de ar, que se acumulam no sistema digestivo. Podem também acumular-se gases devido à digestão dos alimentos. Assim, para o corpo se livrar desses gases acumulados, tem de libertar gases (flatulência), ou então, arrotar (eructação). Por vezes, você pode não se aperceber que deu um “pum”, já que a maioria dos gases não têm cheiro e muitas vezes são libertados em pequenas quantidades. A flatulência geralmente só tem um cheiro desagradável se contiver gases com odor, como o enxofre por exemplo. No entanto, é importante lembrar que é natural que o gás que você liberta por vezes cheire mal.

A flatulência excessiva pode ser provocada pela deglutição de ar acima do habitual (deglutição é o ato de engolir alimentos), ou então, devido à ingestão de alimentos de difícil digestão. Pode também ser devido a um problema de saúde subjacente que afeta o sistema digestivo, tal como o síndrome do intestino irritável (SII).

Quando Consultar o Médico

Não existem orientações médicas que definam qual a frequência ou volume normal de flatulência. Assim, você é provavelmente a melhor pessoa para avaliar os seus sintomas. Deverá consultar o médico se a sua flatulência for particularmente problemática. Por exemplo, se você costuma libertar gases com cheiro muito desagradável. Deverá também visitar o médico se tiver outros sintomas, tais como:

  • Dor abdominal persistente e inchaço;
  • Episódios recorrentes de diarreia ou prisão de ventre;
  • Perda de peso sem explicação;
  • Incontinência intestinal;
  • Sangue nas fezes;
  • Sinais de uma infecção: tais como temperatura alta (febre), vómitos, calafrios, dores nas articulações e dores musculares.
Leia Também  Sintomas de gordura no fígado

Estes sintomas podem ser indicadores de um problema mais grave de saúde, e requerem investigação, tal como exames de sangue ou de fezes, para procurar alguma infecção.

Tratamento

A flatulência excessiva pode ser geralmente controlada através de mudanças na dieta e estilo de vida, tais como:

Há também alguns medicamentos sem a necessidade de prescrição médica, que podem ajudar no caso de a sua flatulência ser problemática, tais com os comprimidos de carvão ou simeticona. Se a flatulência estiver relacionada com um problema de saúde subjacente, o tratamento dessa doença pode ajudar a resolver o problema.

Leia mais sobre Tratamento para flatulência.

Feijão causa Gases e Flatulência

loading...

30. Dezembro 2013 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *