Fotos de Acne (Imagens Reais sem Photoshop)

Determinar o tipo de acne que você possui é um passo bastante importante no sentido de encontrar o melhor tratamento. Vasculhar a vasta quantidade de informação disponível na internet pode deixá-lo/a ainda confuso/a e irritado/a. Este é o seu guia fotográfico para conhecer e diferenciar melhor os diferentes tipos de acne existentes.

acne no pescoço e face

Descrições e Fotos (Imagens Reais, sem Photoshop)

Abaixo estão disponíveis algumas descrições dos diversos tipos de acne. As fotos ilustradas dão-lhe uma pequena ideia de como é cada tipo de acne, de forma a poder compará-las com a sua própria pele. (Se houver alguma foto ou descrição não muito clara, por favor, deixe um comentário.

Acne conglobata

A Acne conglobata é uma forma rara de acne, particularmente grave e desfigurante, caracterizada pela evolução de cravos em abscessos que depois de tratados deixam cicatrizes visíveis, inclusive cicatrizes queloides.

Acne Vulgar (Acne Vulgaris)

A acne vulgar é a forma mais comum de acne “Acne Vulgaris”, uma dermatose produzida pela retenção de secreções nas glândulas sebáceas, que causam inflamações e infecções no rosto, costas, peito e ombros, mais frequente na adolescência .

Comedões (Cravos)

Também conhecida como Acne Comedônica, este tipo de acne caracteriza-se pelo aparecimento de comedões, vulgarmente chamados de cravos ou espinhas. Os comedões são criados nos folículos pilosos quando estes ficam entupidos pelas secreções de sebo, fazendo com que sejam acúmuladas células mortas e bactérias. Quando abertos a mistura de ar e sebo dão-lhes uma cor preta (pontos negros) e quando fechados ficam (pontos brancos). Normalmente são encontrados nas bochechas e nariz.

Acne Cística ou Nodular

A acne cística ou nodular é uma das formas mais graves de acne, onde normalmente desenvolvem-se comedões, pápulas, pústulas e nódulos especialmente inflamatórios, abscessos dolorosos endurecidos e cistos com crostas ocasionais por vezes acompanhados por sangue. A acne cística é uma condição muito pior do que a acne comum, e os remédios caseiros geralmente são ineficazes e até contraproducentes na maioria dos casos. É um caso extremo de acne, formando grandes nódulos de pus sobre a pele que crescem mais de 1 cm de diâmetro. Conheça todos os Tratamento para Acne (Cravos e Espinhas) disponíveis.

Máculas de Acne (Manchas causadas pela Acne)

Maculas de acne ou erupção macular

Estas são pequenas manchas avermelhadas causadas pela acne que permanecem na pele após a acne ter sido tratada e curada.

Pápulas eritematosas (avermelhadas)

pápulas eritematosas (avermelhadas)

São espinhas inflamadas e vermelhas, que se formam quando a parede do folículo piloso rompe e enche-se de detritos e bactérias, geralmente causadas por irritação.

Pústula (acne com pús)

Este tipo de acne pode ocorrer em vários graus de intensidade, que vão desde acne leve a acne severo. Caracteriza-se pelo aparecimento de pápulas e pústulas, que são, borbulhas inflamadas com pus no seu interior, dentro do folículo piloso. Geralmente começam como um caso de acne comedônica quando não é tratada adequadamente. Os pontos negros evoluem e transformam-se em espinhas e inflamações com pus.

Acne neonatal

Acne neonatal (também conhecida como “Acne infantum,” “Acne neonatorum”, Milium e “pustulose cefálica neonatal”. Em pediatria, o termo Milium ou acne neonatal, refere-se ao aparecimento de pequenos grânulos cerca de 2 semanas após o nascimento. Esta condição ocorre em 20% dos recém-nascidos e geralmente afeta as bochechas e o nariz, formando pequenas lesões avermelhadas com semelhança ao acne.

O seu desenvolvimento pode ser devido a uma estimulação das glândulas sebáceas por parte das hormonas maternas que ainda circulam no sangue do bebé. Ocasionalmente, essas pequenas borbulhas podem infetar-se com os microrganismos da pele, especialmente quando se tenta removê-las.

Acne Quelóide

Foto acima: Quelóides múltiplos no dorso, causados por  espinhas (acne), em paciente de 25 anos de idade. A  Acne Quelóide trata-se de um tipo de acne em que a infecção piogénica dentro e na periferia do aparelho pilossebáceo termina na cicatrização de queloides. Caracteriza-se por pápulas e pústulas foliculares propensas à formação de cicatrizes queloides, que se desenvolvem tipicamente na região occipital de pacientes jovens com a pele negra.

Acne rosácea

Acne rosácea

A acne rosácea é uma doença da pele, de longo prazo e não contagiosa que está relacionada com a acne. Os sintomas variam, e muitas vezes são intermitentes. É caracterizada por vermelhidão e rubor facial, muitas vezes semelhante a um rubor permanente e a queimaduras solares. Em alguns casos pode ser sentido, ardor, coceira ou prurido.

Desenvolve-se gradualmente e com mais frequência nas bochechas, nariz, queixo e testa, mas também pode ser encontrada no pescoço, tórax, couro cabeludo e as orelhas. Cerca de 50% dos pacientes são também afetados nos olhos, resultando em desconforto e vermelhidão.

As pessoas mais propensas a esta condição parecem ser os adultos de pele clara, entre os 30 e 50 anos, embora as crianças possam também, eventualmente, ser afetadas. Apesar do fato de que os homens tendem a sofrer mais severamente com esta condição (quando ela surge), a acne rosácea é mais prevalente em mulheres.

Existem também outros Tipos de Acne (Cravos e Espinhas) que não foram aqui ilustrados. Queira por favor ler o seguinte artigo (Aqui).

Se tiver alguma dúvida, por favor comente na seção abaixo.