O herpes é uma doença infecciosa, provocado pelo vírus Herpes simplex. Normalmente este vírus entra através da pele no organismo durante a infância, mantendo-se aí latente, até ser reativado mais tarde. Os motivos para a sua reativação podem ser vários, havendo múltiplos factores que desencadeiam a actividade do vírus. Stress excessivo, febre, fadiga mental ou física, infecções que diminuam a resistência do organismo, e até uma exposição intensa à luz solar.

herpes-labial2

(Leia: Artigo completo sobre Herpes Labial e Genital – Causas, Sintomas, Tratamento e Risco de HIV).

Cada pessoa tem um organismo naturalmente mais ou menos resistente à possibilidade de manifestar os sintomas da reactivação do herpes. Assim, há pessoas com um organismo mais vulnerável, e outras, que mesmo contaminadas, nunca apresentam qualquer sintoma pois o seu sistema imunitário controla facilmente o desenvolvimento e propagação do vírus.

O herpes pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, mas é mais frequente aparecer nos lábios (herpes labial) e na zona genital (herpes genital). Quando o vírus é reactivado, a doença desenvolve-se da seguinte maneira durante 5 a 10 dias.

- Inicialmente poderá surgir comichão e ardor nos locais onde mais tarde irão aparecer as lesões.
– Numa segunda fase, irão formar-se pequenas bolhas na pele, ficando essa zona inchada e avermelhada.
– Com a evolução das bolhas, elas crescerão até rebentar, deitando um líquido cheio de vírus, criando ainda uma ferida do local. Se não houver um cuidado com a sua limpeza e higiene, há um grande risco de transmissão do vírus.
– Por fim, a ferida começa a sarar, formando-se uma crosta que iniciará a cicatrização da ferida.

Fotos de Herpes Labial

Imagens de Herpes Genital em Homens e Mulheres (Clique nas fotos abaixo para ampliar)

(Atenção: as imagens abaixo podem ser ofensivas para a maioria das pessoas).

Herper Genital em Homens

Herpes Genital em Mulheres