Furúnculo e Carbúnculo

O furúnculo é um nódulo na pele, vermelho e doloroso, que se desenvolve a partir de um folículo de cabelo infetado. Um folículo de pelo ou cabelo é uma pequena cavidade existente na pele da qual o pelo cresce. Os furúnculos desenvolvem-se normalmente nas zonas da pele onde existe combinação de pelos, suor e fricção, como o pescoço, rosto ou coxas (nádegas). Com o tempo, forma-se pus dentro do furúnculo. Isto significa que à medida que cresce fica mais doloroso. Na maioria dos casos, o furúnculo rompe, libertando-se o pus. Isto pode demorar entre dois dias a três semanas.

O carbúnculo é uma coleção de furúnculos que se desenvolvem num grupo de folículos capilares abaixo da pele. Se tiver um carbúnculo, poderá ter sintomas como temperatura elevada (febre) e pode sentir-se fraco e exausto.

Leia mais sobre os sintomas.

Quando visitar o médico

A maioria dos furúnculos rompe e curam-se por si, sem ser necessário tratamento médico. No entanto deve visitar o médico quando tiver um furúnculo:

  • No rosto, nariz ou na coluna vertebral
  • Que cresça muito e seja suave e esponjoso ao toque (pode não romper e curar por si)
  • Que não desapareça em duas semanas

Também deve visitar o médico se desenvolver um carbúnculo ou se tiver sintomas como temperatura elevada (febre). O seu médico deverá ser capaz de identificar o furúnculo ou carbúnculo apenas olhando para ele.

Causas

Os furúnculos e os carbúnculos surgem muitas vezes devido á presença de uma bactéria conhecida como Staphylococcus Aureus (bactéria estafilococo). Normalmente as bactérias estafilococos vivem na superfície da pele e na mucosa do nariz sem nos prejudicar. No entanto se entrarem na pele podem despoletar infecções da pele, como os furúnculos. Na maioria dos casos a bactéria estafilococo entra na pele através de cortes e feridas.

Leia mais sobre as principais causas.

Quem é infetado?

Os furúnculos são relativamente comuns nos adolescentes e jovens adultos, especialmente no sexo masculino. Homens jovens que vivam em zonas sobrepovoadas e com más condições de higiene têm maior risco de desenvolver estas infecções. Os carbúnculos são menos comuns e tendem a aparecer em homens de meia-idade ou idosos que tenham uma saúde debilitada ou uma condição de saúde pré-existente como a diabetes.

Como Diagnosticar

O médico poderá diagnosticar o furúnculo ou carbúnculo apenas examinando-o. Só são necessários mais exames quando:

  • o furúnculo ou carbúnculo não responde ao tratamento – pode ser provocado por outra bactéria sem ser a bactéria estafilococos
  • existem vários furúnculos e carbúnculos
  • o sistema imunitário está fraco, devido a condições como a diabetes ou por exemplo quando o paciente está a fazer quimioterapia

Nestas circunstâncias o médico usa um cotonete para obter uma amostra dos tecidos do furúnculo para serem examinados em microscópio. Também poderá ter de realizar análises sanguíneas para ver se tem alguma condição de saúde desconhecida, como a diabetes, que possa estar a aumentar o risco de desenvolver furúnculos e carbúnculos.

Tratamento

A maioria dos furúnculos podem ser tratados em casa. Uma das melhores formas de acelerar o processo de tratamento é aplicar uma toalha de rosto quente três a quatro vezes por dia. Se o furúnculo não desaparecer sozinho, fale com o seu médico. Nunca tente apertar ou furar um furúnculo ou carbúnculo pois pode espalhar a infecção e levar a outras complicações.

Se desenvolver um carbúnculo ou existir um risco elevado do furúnculo ter complicações, pode ter de tomar antibióticos durante uma semana. Em algumas pessoas os furúnculos e os carbúnculos estão sempre a reaparecer. Neste caso, pode ter de fazer exames para descobrir o que se passa. Pode ter de aplicar uma solução antissética para remover as bactérias da pele.

Leia mais sobre o tratamento.

Complicações

Apesar de a maioria dos furúnculos melhorar sem outras complicações, por vezes algumas pessoas têm uma infecção secundária. Pode ser desde uma pequena infecção (no entanto muito dolorosa) da camada interna da pele, como a celulite infecciosa, a infecções raras e sérias como envenenamento do sangue (septicemia, sepse ou sépsis). Os furúnculos e carbúnculos grandes podem também deixar cicatrizes. As complicações são mais comuns de ocorrer se os furúnculos e carbúnculos não forem tratados adequadamente.

Conheça as possíveis complicações.

Como Prevenir

Nem sempre é possível prevenir o aparecimento de furúnculos ou carbúnculos, mas existem pequenos passos que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a condição. Estes incluem:

  • lavar a pele regularmente com um sabão antibacteriano suave
  • limpar sempre quaisquer feridas, cortes ou arranhões, mesmo que sejam pequenos
  • manter cortes, feridas e arranhões protegidos com uma compressa estéril até ficarem totalmente curados
  • fazer uma dieta equilibrada e fazer exercício físico regular para melhorar o sistema imunitário – assim terá menores probabilidade de desenvolver infecções da pele, como furúnculos

Evite que o furúnculo ou carbúnculo se espalhe. Se desenvolver um furúnculo ou carbúnculo, é importante evitar que a infecção se espalhe a outras partes do corpo ou a outras pessoas. O que pode fazer para contrariar esta situação?

  • lavar as mãos com um sabão antibacteriano após tocar no furúnculo ou carbúnculo
  • lavar a roupa interior, lençóis e toalhas a uma temperatura elevada
  • usar uma tolha para o rosto e uma para o banho
  • manter quaisquer feridas protegidas com uma compressa esterilizada até curar
  • mudar regularmente a compressa que cobre um furúnculo ou carbúnculo
  • selar as compressas ou faixas usadas num saco plástico e colocar logo no lixo
  • evitar lugares como saunas, ginásios e piscinas até a pele melhorar

Fotos