A gonorreia, também chamada de blenorragia, é uma infecção bastante comum, que é normalmente transmitida através da relação sexual. É assim uma DST (Doença Sexualmente Transmissível). A bactéria causadora da gonorreia é a Neisseria gonorrhoeae, e é contraída através da prática de qualquer tipo de sexo. Assim, uma pessoa pode apanhar gonorreia através de contato íntimo vaginal, peniano, anal ou mesmo oral.

gonorreia

A bactéria responsável pela gonorreia desenvolve-se normalmente em áreas húmidas e quentes do corpo, entre os quais, a uretra, canal por onde é expulsa a urina do organismo, ou até mesmo nos olhos. No caso das mulheres, pode também ser encontrado nos órgãos reprodutores. Quando infetado, um indivíduo poderá facilmente transmitir a bactéria sem o saber, através do contato direto entre esses locais. Assim, a propensão para o desenvolvimento desta doença aumenta se tiver mais que um parceiro sexual, se algum deles tiver já tido alguma infeção do género ou se não usar preservativo durante a relação sexual. Leia: Camisinha (Preservativo) – Como Colocar, Eficácia e Instruções de Uso.

A infecção de gonorreia apresenta um grande conjunto de sintomas, sendo o principal a inflamação da uretra (uretrite). Esta caracteriza-se por ardência durante a micção, e ainda, um corrimento de aspeto leitoso. Os sintomas normalmente aparecem 2 a 5 dias depois de ser infetado. No caso dos homens porém, esse tempo pode estender-se até 1 mês. Isso pode ser particularmente perigoso pois, se os sintomas demorarem a aparecer, o indivíduo não se aperceberá logo que algo está errado, podendo continuar a ter relações sem proteção com os seus parceiros sexuais, infetando-os também.

Se não for tratada devidamente, esta doença poderá provocar várias complicações, entre as quais, a infeção da próstata e dos testículos, no homem, e a doença inflamatória pélvica, nas mulheres.

Galeria de Fotos de Gonorreia (Imagens)

Clique nas fotos abaixo para ampliar.

(Atenção: as imagens podem ser ofensivas para algumas pessoas)

» »