Granulomatose de Wegener – Tratamento, Causas, Sintomas e Diagnóstico

A Granulomatose de Wegener é uma doença autoimune, sistêmica, e que ataca principalmente os pulmões, os vasos sanguíneos e as vias respiratórias. Esta doença progride de forma gradual, e normalmente começa com o aparecimento de alguns sintomas nas vias respiratórias, como inflamações da garganta ou das fossas nasais, e que depois evolui para uma inflamação mais generalizada, afetando todos os vasos sanguíneos. Nesta fase, denomina-se o estado da doença de vasculite generalizada.

A inflamação causada pela Granulomatose de Wegener irá provocar um granuloma (tecido inflamatório, caracterizado por uma tumoração a nível microscópico sob o formato de pequenos grânulos). Estes granulomas irão originar a destruição dos vasos sanguíneos, o que impedirá a passagem do sangue para os órgãos, causando a morte dos seus tecidos. Esta doença é desta forma sistémica, pois afeta todo o organismo por igual, não tendo uma localização específica. Contudo, há órgãos que são mais afetados que outros, ou então, que são afetados mais rapidamente, especialmente por serem altamente vascularizados.

Causas da Granulomatose de Wegener

Sendo uma doença autoimune, o que causa esta doença é uma reação alérgica a um determinado agente. Contudo, no caso da Granulomatose de Wegener, não se sabe que agente é esse, não sendo por isso conhecido o que origina especificamente esta doença.

O sistema imunológico do organismo irá procurar destruir esse agente, provocando contudo a lesão de diversos tecidos, originando o aparecimento dos granulomas.

Sendo uma doença sistêmica e que tem uma progressão gradual, é especialmente importante descobrir a doença precocemente, de maneira a reduzir ao máximo a sua evolução para doenças cardíacas, cerebrais ou renais. Esta doença pode aparecer em indivíduos de qualquer idade, afetando por volta de 8 em cada 1 milhão de pessoas. No entanto, tipicamente afeta maioritariamente indivíduos caucasianos de meia-idade.

Leia Também  Maconha (Marijuana, Cannabis Sativa)

Sintomas

Na Granulomatose de Wegener, sendo uma doença sistêmica, há um conjunto grande de sintomas que podem se manifestar. De seguida iremos apresentar os sintomas comuns, mas também, os sintomas provocados pelas lesões de órgãos mais habituais nesta doença, como as lesões renais e pulmonares.

Sintomas comuns:

– Inflamação da garganta;
– Hemorragias no nariz;
– Inflamação das fossas nasais;
– Inflamação nos ouvidos;
– Tosse;
– Vasculite generalizada;
– Congestionamento das vias respiratórias;
– Mal-estar;
– Irritação nos olhos;
– Febre;
– Expetoração com sangue;
– Perda de apetite;
– Dores nas articulações;
Inchaços nas articulações.

De seguida iremos também descrever os sintomas das lesões mais habituais nesta doença. No entanto, é preciso desde já relembrar que qualquer órgão pode ser afetado.

Sintomas da lesão renal de Wegener

Os rins são órgãos que são habitualmente afetados pela Granulomatose de Wegener. A lesão mais habitual é a glomerulonefrite necrotizante. A vasculite renal irá provocar a destruição dos tecidos filtradores dos rins, o que levará à redução, ou mesmo à falência da função renal, se não for feito o tratamento em tempo adequado. Os sintomas específicos da lesão renal de Wegener resumem-se a um quadro de insuficiência renal aguda combinada com o súbito aumento da creatinina, e aparecimento de hipertensão e hematúria.

Sintomas da lesão pulmonar de Wegener

Outro órgão que é geralmente afetado por esta doença são os pulmões. Apesar de nalguns casos essa lesão apresentar efeitos relativamente leves, na maioria das situações o quadro clínico é sério, e entre 5 a 10%, chega a ser severo, com possibilidade de morte. Nos casos mais graves, a vasculite das vias respiratórias é tão generalizada e tão grave que dá origem a uma hemorragia pulmonar de grande dimensão, o que levará a uma grande expetoração de sangue. Se esta situação não for tratada a tempo, pode levar à morte. Os principais sintomas da lesão pulmonar de Wegener são a falta de ar, expetoração com sangue e a tosse.

Leia Também  Causas e Origem da Artrite Reumatoide

Como diagnosticar

O diagnóstico é realizado inicialmente através da descrição dos sintomas por parte do paciente e na própria observação direta feita pelo médico. Para confirmar a presença de granulomas dos tecidos, será então necessário fazer uma biópsia. Na biópsia será retirado uma amostra do tecido afetado, que será depois analisado e estudado, de forma a confirmar ou despistar a presença de Granulomatose de Wegener.

Tratamento

Atualmente, a mortalidade provocada por esta doença diminuiu bastante. Para isso muito contribuiu a introdução de imunossupressores no tratamento da Granulomatose de Wegener. Estes medicamentos têm a capacidade de controlar a reação imunológica do organismo, controlando por isso a evolução da doença e as suas manifestações.

Para ajudar a aliviar os sintomas da doença são também usados antibióticos e corticosteroides. O antibiótico Bectrim é usado de forma a prevenir infeções. Com o uso de imunossupressores, o organismo fica mais suscetível a infecções, devido à diminuição da capacidade do sistema imunitário.

Também devido à utilização deste tipo de medicamentos, em casos de insuficiência renal grave, é também indicada a extração de anticorpos em excesso do organismo. Relativamente aos corticosteroides, os mais usados são a ciclofosfamida e a prednizona. Como referimos atrás, a utilização dos imunossupressores diminuiu consideravelmente o número de mortes, mas mesmo com a redução da mortalidade, o tratamento para a Granulomatose de Wegener tem de ser prolongado no tempo, de forma a assegurar a cura do paciente.

loading...

09. Outubro 2013 by admin

Comentários no Forum (4)

  1. ola bom dia pessoal minha mulher tem a doença e localiza no nariz sai muito sangue existe uma pomoda q possa passar pq nao conheçemos

  2. Maria,procure um reumatologista,ou peça
    Encaminhamento para um lugar que tenha
    Reumatologista, unicamp,hodpital das clinicas em Sp,tambem ou lugar mais proximo o quanto antes.

  3. Oi. Sou Maria Raimunda e meu marido Jacinto Chagas de 44 anos apresentou um inchaço nas glândulas lacrimais bilateral… feita a biópsia na glândula lacrimal esquerda foi diagnosticado o quadro histológico é sugestivo de granulomatose de wegener, o mesmo já apresenta um elevado grau de sinusite. Gostaria de saber como iniciar o tratamento, pois onde moramos não tem médico especialista na área.

    • Bom dia Maria, depende onde você mora, eu tenho a doença e como a Vera comentou acima, é importante iniciar o tratamento o quanto antes com o Reumatologista, fui para no CTI por causa da doença, hoje estou bem devido ao tratamento.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Required fields are marked *