Hidratante para pele seca

Hidratante para pele seca:

A pele seca é um problema dermatológico que afeta qualquer tipo de pessoa, porém este problema é muito frequente em pessoas mais velhas e em crianças, uma vez que ainda não produzem hormonas sexuais. Como sabemos existem inúmeros fatores que poderão contribuir negativamente para o seu aparecimento, sendo assim considerados como as suas principais causas. Deste modo poderemos destacar os seguintes:

– Frio, sol e vento seco – condições climatéricas;
– Tomar muitos banhos ao longo do dia;
– Banhos muito demorados e muito quentes;
– Utilização de sabonetes ou produtos com ph;
– Utilização de produtos com álcool na sua composição;
– Alterações hormonais – menopausa;
– Idade;
– Doenças de pele;
– Genética;
– Ingestão de alguns medicamentos;

Essencialmente este tipo de problema é manifestado através da alteração da cor e textura da pele, pois a pele quando se encontra seca tem tendência a ficar fina, áspera, muito sensível, branca ou rosada e poderá também em alguns casos vir a apresentar escamas ou fissuras. Tendo em conta que a nossa pele tem um papel determinante na proteção do nosso organismo e que quando esta se encontra debilitada não consegue proteger-nos corretamente contra as agressões externas, o tratamento deste problema é muito importante, pois só assim conseguiremos que o nosso organismo esteja bem protegido contra qualquer tipo de agressão. Para além disso a pele seca quando não tratada, poderá tornar-se num problema bastante incomodativo, uma vez que poderá originar feridas, coceira, infeções, dores e a longo prazo poderá vir mesmo a originar doenças de pele, como é o caso das dermatoses.

Tratamento

Como sabemos, o principal método de tratamento para a pele seca, é a aplicação de cremes hidratantes, podendo assim optar por hidratantes em loução, pomada, creme ou em óleo, o importante mesmo é que estes hidratantes contenham na sua composição elementos que evitem a perda de água, tais como a glicerina, parafina, vaselina, entre outros. Tendo em conta que hoje em dia existe uma grande quantidade de hidratantes é normal que tenha alguma dificuldade em escolher o melhor hidratante para si. Deste modo é fundamental que procure um médico especialista, pois só este lhe poderá indicar o produto mais apropriado para o seu problema.

Como sabemos a nossa pele possui duas fontes de hidratação, a hidratação externa – hidratação que é feita através da aplicação de cremes, e a hidratação interna – hidratação que é feita através da ingestão de água. Logo tendo em conta que a água é uma excelente fonte de hidratação para a nossa pele, e tendo também em conta que a perda de água é uma das principais causas para o aparecimento de pele seca, a ingestão de água também poderá ser tão determinante como a aplicação de um creme hidratante, logo é muito importante que beba diariamente 1 a 2 litros de água, de forma a proporcionar uma melhor hidratação à sua pele, bem como a prevenção e eliminação da pele seca.

Contudo para além das medidas apresentadas anteriormente, é fundamental que ao longo do seu dia-a-dia incuta alguns cuidados para que possa prevenir o aparecimento da pele seca. Eis o que deve ter em atenção:

– Evitar banhos quentes e demorados;
– Evite o uso de sabonetes com ph, prefira os de ph neutro;
– Use diariamente protetor solar;
– Pratique uma alimentação saudável e equilibrada;
– Evite permanecer em locais com ar condicionado;
– Evite permanecer em locais com ambiente muito seco;

Tal como em muitos outros casos, também existem algumas receitas caseiras ótimas para o tratamento da pele seca. Deste modo, queremos dar-lhe a conhecer algumas das mais eficazes no tratamento e prevenção do aparecimento de pele seca. Com estas a sua pele ficará tão suave e brilhante como a pele de um bebé.

Receitas caseiras para combater a pele seca

Máscara hidratante de ovo

Para fazer esta receita milagrosa irá necessitar de alguns ingredientes, sendo estes os seguintes:

– Uma gema e uma clara de ovo;
– Uma colher de chá de mel;
– Meia colher de vinagre de maçã;

Preparação

Para confecionar a sua máscara facial deverá colocar todos os ingredientes num recipiente, seguidamente deverá mexe-los muito bem até que estes se encontrem totalmente homogéneos. Findo isto a sua máscara estará pronta a ser aplicada, devendo assim aplica-la uniformemente sobre todo o rosto, deixando-a atuar por um período de 10 a 15 minutos, findo o tempo retire a máscara com água em abundância, lave o rosto com um sabonete de ph neutro e aplique um bom creme hidratante.

Máscara facial hidratante

Para fazer esta mascara hidratante que lhe propomos, irá necessitar dos seguintes ingredientes:

– Meia chávena de farinha de arroz;
– Duas colheres de sopa de leite de soja;
– Uma colher de sopa de mel;

Preparação

Para preparar esta fantástica máscara hidratante basta colocar todos os ingredientes num recipiente, depois deverá mexe-los até que estes formem uma papa consistente e homogénea. Findo esse processo a sua máscara estará pronta a ser aplicada. Para a aplicar basta coloca-la sobre uniformemente sobre todo o seu rosto e deixa-la atuar durante um período de 10 a 15 minutos. Passado o tempo de atuação, deverá lavar o seu rosto unicamente com um pouco de água tépida até que toda a máscara seja removida, depois enxugue o seu rosto com uma toalha suave. Para complementar esta hidratação, poderá também aplicar um pouco de creme hidratante após lavar e secar o seu rosto.

Cuide da sua pele e fique ainda mais jovem. Com poucos gastos é possível!