Meias de Compressão – Como Usar e Cuidados a Ter

As meias de compressão são especialmente criadas para apertar firmemente as suas pernas para melhorar a circulação. São mais apertadas junto ao tornozelo, ficando mais largas à medida que sobem na perna. Assim encorajam o sangue a seguir em direção ao coração.

As meias de compressão podem ajudar a aliviar a dor, desconforto e inchaço nas pernas provocados pelas varizes. No entanto não se sabe se as meias de compressão evitam que as veias varicosas piorem, ou previnam o aparecimento de novas varizes.

Apenas se recomenda o uso de meias de compressão como um tratamento a longo prazo para varizes se todos os tratamentos acima referidos não forem aplicáveis. Se estiver grávida e tiver varizes, pode usar meias de compressão durante a gravidez como alternativa aos tratamentos descritos acima.

As meias de compressão estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos e pressões de compressão. A maioria das pessoas com varizes usa meias de compressão classe 1 (compressão leve) ou classe 2 (compressão média).

Também estão disponíveis em:
• diferentes cores
• diferentes tamanhos: algumas até ao joelho, outras até à anca
• diferentes estilos de pé: algumas cobrem o pé todo e outras deixam os dedos dos pés a descoberto.

Também existem collants de compressão. Podem ser adquiridas nas farmácias ou diretamente aos fabricantes. Pode ter de usar meias de compressão para o resto da sua vida se tiver uma incompetência venosa profunda. A incompetência venosa profunda diagnostica-se quando temos problemas nas válvulas ou obstruções nas veias profundas das pernas. Nestes casos, terá de usar veias de compressão mesmo que tenha feito alguma cirurgia para tratar as varizes.

Como usar as meias de compressão

Terá de colocar as meias de compressão logo pela manhã e tirá-las antes de se deitar. As meias podem ser desconfortáveis, mais durante o tempo quente, mas é importante usar as meias de compressão corretamente para tirar o máximo de benefícios.

Coloque-as até acima, até ao nível ótimo de compressão, em cada perna. Não deixe as meias descair ou estas podem enrolar-se na sua coxa como uma ligadura apertada. Fale com o médico se as meias forem desconfortáveis ou não servirem. Pode ser necessário mandar fazer meias de compressão à sua medida.

Se for recomendado usar meias de compressão feitas à medida, as suas pernas terão de ser medidas em vários locais para assegurar que as meias têm o tamanho certo. Se as pernas incham regularmente, as medidas devem ser tiradas pela manhã, altura em que o inchaço é mínimo.

Se as meias de compressão estiverem a fazer com que a pele das pernas seque, experimente aplicar um creme hidratante antes de se deitar para manter a pele hidratada e suave. Também deve observar as pernas à procura de marcas, bem como bolhas e descoloração.

Cuidados a ter com as meias de compressão

Normalmente as meias de compressão devem ser substituídas entre três a seis meses. Se as meias de compressão ficarem danificadas, fale com o seu médico pois estas podem já não ser eficazes.

O médico deve prescrever duas meias de compressão, (ou dois pares de meias de compressão se usar uma em cada perna) para que possa usar a outra meia de compressão quando uma estiver a ser lavada. As meias de compressão devem ser lavadas à mão em água morna e secas longe de fontes de calor direto.

Conheça outros Tratamentos para varizes.